Por que será que existe indisciplina, stress, desinteresse, conflitos, falta de entreajuda, desrespeito, apatia, violência... nas escolas? O que estará na raiz da nossa motivação para aprender? O que nos leva a estar motivados para aprender determinados assuntos ou conteúdos e a não estarmos nada motivados para outras matérias? Para os especialistas, esses comportamentos pertubadores ou inadequados em sala de aula não são de fato, o problema. São apenas consequências da FALTA DE MOTIVAÇÃO. Na opinião dos estudiosos não é possível um professor motivar todos os alunos. Mas, com algumas mudanças metodológicas ou com a aquisição de novas competências por parte do professor, este poderá motivar um maior número de alunos dentro da sala de aula. Mas, afinal: como fazer isso? Que competências tem de ter um professor para exercer este tipo de influência? Como aumentar o sucesso escolar? Estas são as questões debatidas nos vídeos abaixo. Achei-os bastante interessantes. Algumas questões nos faz refletir sobre determinados COMPORTAMENTOS que são necessários aprender, desenvolver ou aperfeiçoar para sermos professores de sucesso. Compreende-se que diversos fatores são reunidos para amenizar a problemática da falta de motivação tais como, por exemplo: o envolvimento da família na educação escolar do aluno que faz toda a diferença na mudança positiva de comportamentos e na manutenção dessa mudança, bem como a inovação no tratamento dos asuntos. Devido ótimas reflexões que os vídeos pode nos levar, resolvi aqui compartilhar. A final o problema da desmotivação é freqüentemente observado em salas de aula por isso, é de fundamental importância que se reflita sobre o tema. Clique nos links abaixo para sssistir aos vídeos e confira.
A causa da falta de motivação nas escolas
O que motiva, realmente, os alunos a aprenderem (parte 2)
A causa da falta de motivação nas escolas
O que motiva, realmente, os alunos a aprenderem (parte 2)
Motivacao Escolar - O aluno como ator no processo ensino aprendizagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário