quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Projetos Finalizados do "Minha Terra 2009"



Quanto mais difícil a tarefa, mais satisfação ao vê-la finalizada.

É com muito prazer afirmar que os projetos participantes do "Minha Terra 2009" renderam bons frutos e 98% desses projetos foram finalizados. A satisfação é grande, porque nem todas as escolas participantes apresentavam as condições favoráveis para o cumprimento de suas atividades e no entanto tiveram seus projetos finalizados com sucesso. Isso tudo só aconteceu porque todos (professores, alunos e colaboradores) acreditaram no seu potencial, colaboraram com os colegas, empenharam-se nas suas propostas, e conseguiram finalizar todas.

Parabéns a todos pelos desafios vencidos. Todavia foi só uma paradinha para reanimar e recuperar as energias. Tudo indica que a continuidade em 2010 promovida pelo Educarede já tem nome "Minha escola é notícia", pois, como se diz, “ações bem sucedidas na escola não devem parar, a continuidade destas é o que realmente dará voz e vez ao protagonismo dos alunos e às mudanças que realmente desejamos nas ações cotidianas de todos os envolvidos”.
Concordo com o professor Cavalcante – ex-coordenador do PROINFO e CETAE quando, referindo aos cursos promovidos pelos NTE, afirma que possibilitar cursos que favorecem o acesso a troca entre professores em um momento de formação sobre as possibilidades de uso das tecnologias são extremamente importantes e necessários para o avanço das tecnologias aplicadas na educação, mas nem sempre são suficientes em termos de propiciar mudanças reais no contexto da prática do professor. Compreende-se que a questão não está apenas no acesso ou ter conhecimento dos recursos tecnológicos e de possibilidades de aplicação desses recursos e sim estender essa formação para momentos de experimentação em um contexto pedagógico. E é esta a nova política de formação e assessoramento do nosso NTE, sob a coordenação do prof. Marcelo Carvalho. Tal política é a partir das formações promovidas no núcleo, levar o professor a exploração pedagógica das ferramentas em beneficio do projeto pedagógico e não só pessoal.
Na opinião da pesquisadora da Universidade de Navarra Charo Sábada os professores mesmo com todas as dificuldades não podem dizer não a essa formação porque senão eles estão brincando com a educação do cidadão do presente e do futuro.
Âmbar de Barros, coordenadora do escritório da UNESCO em São Paulo, reforça que aderir essa formação não depende de vocação e sim da responsabilidade que o professor tem de formar seres humanos dignos, inteiros e íntegros que só se dar através de transmissão de valores e da ética, além de formar seres capazes de pensar por conta própria. Âmbar reconhece que isso é muito mais difícil do que formar repetidores, memorizadores de fórmulas, datas ou eventos. Mas garante que para uma mudança mais rápida talvez com o uso das tecnologias se consiga acelerar esse processo de formar e educar esse cidadão.
Estamos contentes com o nosso público participante nessa jornada do "Minha Terra 2009" e esperamos que em 2010 mais escolas e professores possam engajar-se às novas propostas de formação do nosso NTE, pela oportunidade da mesma proporcioná-los a experimentar através de uma proposta que se aproveita por um lado de ferramentas tais como Twiter, youtube, chats, diário de bordo, postagem de arquivos no formato texto, imagem, mapa interativo, vídeo, e outras formas de interação na rede e por outro a articulação de tudo isso a um projeto interno da comunidade, mas sem perder a articulação com o currículo escolar, a ao mesmo tempo proporcionar aos seus alunos participantes a se tornarem cada vez mais sujeitos no ambiente virtual. Digo, não só no ambiente virtual, como também no seu ambiente real: sala de aula, escola e comunidade em volta.
Feliz 2010. Que todos tenham um ano novo repleto de sonhos para serem realizados.
Maria do Carmo Acácio

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