quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Twitter na escola

Você já ouviu falar em microblog? Trata-se de um blog no qual os textos publicados (posts) têm um tamanho limitado de caracteres. O Twitter é um microblog onde se podem postar mensagens de no máximo 140 caracteres. Mas ele não é como um blog comum: é um blog colaborativo. Você pode ver não só as mensagens postadas por você mesmo, como também as mensagens do Twitter de outras pessoas que você escolher.No Twitter você "segue" pessoas e é "seguido" por elas. Seus seguidores podem ver quem você segue e podem interessar-se em seguir seus amigos também. Dessa maneira, forma-se uma rede, em que todos recebem no seu Twitter mensagens de muitas pessoas. É uma comunicação ágil, já que são mensagens muito curtas, e de muito alcance, pois o número de seguidores que você pode ter é ilimitado. Embora seja uma ferramenta que apareceu há não muito tempo na Rede, conta com uma popularidade crescente.

Sugestões de uso pedagógico do Twitter

No Twitter, as pessoas compartilham o que estão fazendo, pensando ou sentindo, o que estão lendo, por onde navegam e o que mais for possível dizer em uma mensagem de 140 caracteres.
Para utilizar o Twitter na educação, Steve Wheeler, especialista em e-learning da Faculdade de Educação da Universidade de Plymouth (Reino Unido), fez uma lista do que ele considera os dez melhores usos dessa ferramenta:

Quadro de avisos: comunicar aos estudantes mudanças no conteúdo dos cursos, horários, lugares ou outras informações importantes.
Resumo: pedir aos alunos que leiam um texto e que façam um resumo dos principais pontos, com um limite de 140 caracteres.
Compartilhar sites: periodicamente, cada aluno tem o compromisso de compartilhar um novo site interessante que tenha conhecido na Web.
Twitter à espreita: seguir uma pessoa famosa e documentar sua trajetória.
Twit* em outros tempos: eleger um personagem importante da história da civilização ou de seu país e criar para ele uma conta no Twitter. Num determinado prazo de tempo, escrever no Twitter como se fosse esse personagem, com estilo e vocabulário da época, imaginando o que ele diria.
Microencontros: manter conversas nas quais participem todos os estudantes que assinam o Twitter.
Microtextos: escrita progressiva e colaborativa para criar micro-histórias.
Língua do Twitter: enviar twits* em línguas estrangeiras e pedir que os alunos respondam na mesma língua ou que traduzam o twit* em seu idioma nativo.
Corrente de texto: começar um meme* para que todo o conteúdo criado possa ser capturado automaticamente por um agregador*.
Intercâmbio cultural: estimular os alunos para que encontrem um tuiteiro* de outra cidade, estado ou país e converem regularmente com ele durante um período de tempo para conhecer sua cultura, seus interesses, amigos, familiares. Ideal para aprender sobre outras culturas.

* Conheça o vocabulário do Twitter:

Twit é o nome que se dá à mensagem postada no Twitter.
Meme é um termo usado pelos blogueiros para definir a situação em que um autor tem seu texto copiado e continuado em outros blogs.
Agregador: o mesmo que "leitor de feeds". É um site que reúne as postagens feitas nos seus blogs ou sites escolhidos por você. Esse recurso permite manter-se atualizado sobre os seus blogs e sites favoritos sem ter que entrar em cada um deles. O objetivo é economizar tempo!
Tuiteiro: a pessoa que usa o Twitter.

Fonte: http://www.educarede.org.br

Um comentário:

  1. Vamos formatar um projeto com esta ferramenta para nosso NTE, podemos fazer um intercâmbio entre duas escolas e depois avaliar os resultados, podemos escolher as duas escolas da sua USE.

    Marcelo Carvalho

    ResponderExcluir