terça-feira, 30 de junho de 2009

ENCERRAMENTO DA 2ª TURMA DE 2009 DO CURSO "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS-NTE-BELÉM.

Os alunos/professores socializam entre si suas propostas de integração das Novas Tecnologias-TICs aos conteúdos de aprendizagem.
Após a socialização dos projetos, comemorações com um clima não de despedida, mas de um até breve, e com a certeza de que aqui construiram bons laços de amizade.



  • Foi realizada uma avaliação final: Curso, professor e auto avaliação. Nesta, procurou-se colher subsídios para o aperfeiçoamento dos próximos cursos, obtendo-se indicações dos alunos em relação aos aspectos positivos e negativos do curso realizado e a influência do mesmo no desempenho profissional.
  • Entre os aspectos positivos ressalta-se que houve uma concentração de indicações em torno dos seguintes itens: -Incluir em suas atividades pedagógicas, sempre que for possível, o uso do computador. -Propiciar a interação do aluno com a máquina, de forma a facilitar a compreensão dos conteúdos de sua disciplina. -Dar continuidade a implementação do Blog, visualindo-o como parte de uma crescente conjunção de ferramentas de comunicação pessoal e de informação bem como excelente prática de intervenção pedagógica e também um domínio de estudo e investigação. -Reconhecimento sobre a influência do Curso em seu desempenho profissional, tendo como destaque: 1) ampliação de oportunidades de utilização de tecnologia para fins didático-pedagógicos; 2)ampliação dos conhecimentos;
  • Os aspectos negativos estavam relacionados ao fato de o curso não oportunizar a técnicos atuarem como facilitador nas salas de informática, oportunizando apenas para professor. Outro foi a expressaão de sentimento de frustração no que diz respeito a falta de apoio para o desenvolvimento de seus projetos envolvendo a sala de informática que, muitas vezes são desistimulados a colocá-los em prática, uma vez que, para o bom uso dessas tecnologias na escola não depende apenas do professor.
  • Os dados e as indicações obtidos nesse processo avaliativo constituem elementos fundamentais para refletirmos sobre as programações de nossos cursos futuros.

2 comentários:

  1. Dinamara Ferreira em
    02/07/2009
    Agradeço à amiga Raquel Gomes por ter-me proporcionado mais esta oportunidade, de participar deste curso no NTE. Foi muito gratificante e de grande aprendizado tudo o que realizamos nesses dois meses de curso. Gostaria de parabenizar a profesora Maria do Carmo Acácio pela competência e empenho com os quais ministrou o curso e dizer-lhe que já realizei algumas atividades no Laboratória de Informática da E.E.E.F.M.Palmira Gabriel, que serão desenvolvidas durante o segundo semestre. Os alunos ficaram muito envolvidos sobretudo com a produção das História em Quadrinhos. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Dinamara
    Obrigada pelos elogios. Mas o que deixou mesmo bastante lisongeada foi o fato de saber que a experiencia aqui adquirida você estar fazendo valer, colocando-a em prática. São professores assim que faz mudar o cenário da educação que temos hoje. mudança para melhor, é claro.
    Parabens pela iniciativa.

    Profª Maria do Carmo

    ResponderExcluir