Propiciar a reflexão sobre a identidade do professor e sobre a necessidade de aprendizagem contínua, bem como experiência e reflexão sobre a utilização das ferramentas do BotoSetlinux como instrumento pedagógico, foi o foco principal do Curso de “Tecnologia Aplicada à educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs”, promovido pelo NTE-Belém no período de 24 de Abril a 30 de Junho de 2009.
Veja a sintese de alguns dos projetos de ensino e aprendizagem envolvendo o uso das TICs, elaborados pelos professores durante a formação.
- PROJETO: MÚSICA CULTURA E MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS: Uma alternativa para o trabalho de resgate de cultura e desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
Professoras: Maria de Fátima Ribeiro da Rocha / Roselene Trindade Vale
Este projeto, voltado para o 1º Ano do ensino médio consiste em oferecer um novo enfoque aos estudos de Língua portuguesa, no qual se discute uma proposta de trabalho que favorecerá um olhar diferenciado sobre a cultura paraense através da leitura, da audição e da interpretação de músicas, especificamente, letras com temáticas regionais. Assim, este estudo “Um pouco do Pará por meio de músicas regionais”, tem como finalidade propor um resgate da cultura local, visando também, desenvolver o hábito de leitura e produção de texto, a fim de que se possa vencer um dos maiores desafios enfrentados pelos professores, que é tentar amenizar às dificuldades de leitura em uma parcela significativa dos alunos. Para viabilizar sua aplicação utilizaremos várias músicas e leitura de contos e lendas que tratem da cultura regional com a medição das tecnologias: computador e internet. - PROJETO: A belle -époque em Belém: construções que marcaram época.
AUTORAS: Maria do Socorro Cunha / Estefania Silva / Nazaré Tavares
PÚBLICO ALVO: alunos da 1ª série do ensino médio
O projeto “Belém da belle - époque: as construções que marcaram época” tem como meta proporcionar aos alunos a oportunidade de resgatar o conhecimento sobre uma época muito importante que traz uma rica história da nossa cidade, bem como a valorização do patrimônio público e sua conseqüente preservação. O resultado desta pesquisa será construída uma revista eletrônica, a fim de servir como fonte de pesquisa para estudantes interessados na história da cidade e para a comunidade regional. - PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: CONHECIMETO CULTURAL ATRAVÉS DAS TIC’S: açaí, do plantio ao consumo
Professores: Amarildo Silva da Costa / Cléia Maria Queiroz Lima
Com este projeto, pretende-se levar os alunos a realizar uma pesquisa sobre o percurso do açaí, tendo em vista sua relação com o desenvolvimento das tecnologias em seu trajeto de mercado, seja no plantio e colheita, transporte, beneficiamento, etc. O presente projeto possui uma relação direta com questões culturais, sociais, econômica, geográfica, histórica, e entre outros fatores que dizem respeito não apenas à valorização da cultura regional, mas que perpassa pelos demais elementos que envolvem uma divergência existente entre o costume regional sobre o consumo e o conhecimento sobre o produto, como por exemplo a dicotomia da população urbana e rural. Para a realização deste projeto é necessário a realização de pesquisa na internet, em livros, periódicos, criação de slides de apresentação gráfica, trocas de experiências com os colegas e professores e entrevistas com pessoas que trabalham diretamente com tal atividade. O resultado será uma apresentação no editor de apresentação e posteriormente em um blog criado pelos próprios alunos, para compartilhar as experiências obtidas entre as equipes e professores durante a pesquisa, enfatizando a idéia e a criação de um documentário sobre o tema. - PROJETO: Relatos e Imagens dos Bairros de Belém
Professora: Ana Célia do Nascimento Morais
Publico alvo: Alunos da 6ª série do Ensino Fundamental - Este Projeto Pedagógico “Relatos e Imagens dos Bairros de Belém”, tem como propósito principal resignificar as atividades curriculares da disciplina história no sentido de incorporá-la ao contexto sócio-econômico e cultural de alunos que cursam o Ensino Fundamental atendidos pela Rede Estadual de Ensino. Esse projeto está centrado no resgate da História do Bairro recorrendo-se à memória de antigos moradores, objetivando compor um quadro inicial sobre as origens históricas e realidade sócio-cultural. Um outro objetivo desta proposta é dinamizar o processo ensino-aprendizagem da História através do uso do computador com as ferramentas do Softwer “BotoSetLinux e internet como ferramenta de pesquisa, organização e divulgação do saber escolar produzido no cotidiano de sala de aula.
- PROJETO: O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COM A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS: Um trabalho com o gênero textual Lendas
Professoras: Dinamara Alves /Raquel Gomes
Pretendemos com este projeto tornar mais dinâmica as aulas de Lingua Portuguesa através de atividades propostas com o gênero textual “Lendas” cujo aluno estará sempre envolvido na construção dos conhecimentos, uma vez que, o ensino de Língua Portuguesa é fundamental para a formação dos alunos, pois abrange conteúdos significativos para a vida cotidiana dentro e fora da escola, como saber ouvir, falar, ler e escrever. O presente projeto tem como objetivo geral: contribuir de forma qualitativa para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa nas turmas de 5ª série por meio de estratégias metodológicas diversificadas e de recursos disponibilizados pelas novas tecnologias, e como objetivos específicos: levar os alunos a compreensão da importância do ensino da leitura e da escrita para o seu desenvolvimento pessoal, escolar e profissional; propor atividades que despertem no aluno o interesse e o gosto pelos conteúdos das lendas de nossa região; valorizar a cultura regional como reconhecimento da identidade cultural. - PROJETO: Lendas e Mitos: Uma Proposta Para o Ensino da Leitura e da Escrita
PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental de 5° a 8° séries da EEEFM “MAESTRO WALDEMAR HENRIQUE” e EEEFM “MARIA GABRIELA.
Professoras envolvidas : Clarice C.Moreira / Irliana M.M.Menezes
O presente projeto “Lendas e Mitos” apresenta a oportunidade de despertar no aluno o interesse pela leitura e escrita de sua própria realidade, uma vez que o povo paraense trás consigo costumes que passam de geração em geração e que da mesma forma que encantam, pelo lado sobrenatural que costumam possuir, também causam medo em muitos. Assim apostamos na curiosidade que sempre foi e ainda é um dos métodos mais fundamentais a serem adotados nas escolas para o melhor aprendizado do aluno. Portanto é nesta perspectiva que este projeto através da leitura de lendas, especificamente, da Amazônia paraense. possa contribuir para amenizar a deficiência da leitura no ensino fundamental que é um dos problemas mais críticos em nossas escolas. Este projeto busca através das lendas envolver o uso das novas tecnologias, capazes de desenvolver e aprimorar a aprendizagem dos alunos na leitura e na escrita que é o ponto crucial para o desempenho satisfatório das demais disciplinas. - PROJETO: RESGATANDO TRADIÇOES POPULARES ATRAVÉS DAS LENDAS
Professora: Josenilta Moutinho
Este projeto tem como principal objetivo proporcionar ajuda aos alunos a perceberem que as manifestações culturais sempre fizeram parte da vida em sociedade; e que nos dias atuais dispomos de mais instrumentos (computador e internet) que nos favorecem a preservação do suporte físico da memória cultural. - O JORNAL TEMÁTICO NA ESCOLA: uma possibilidade de construir conhecimento
Professoras: Roselene Baia Farias /Sueli Tomkewitz da Silva
A escola, como toda instituição, é um estabelecimento relativamente fechado e nela os alunos recebem ou deveriam receber instrução e informação ,um dos principais papeis do professor seria pois,o de estabelecer laços entre a escola e a sociedade. É nesse sentido que elaboramos esse projeto que tem a finalidade não só de fornecer informação, mas, principalmente, promover a sua recepção critica. Para essa realização será incorporado os meios de comunicação na escola, essencial para uma educação comprometida com a democracia. - PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO BOTOSETLINUX.
Professora Roxana Dias Alves
Utilizar a Sala de Informática no processo de ensino-aprendizagem para favorecer aos alunos a compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação, considerando a linguagem como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais como representação simbólica de experiências humanas manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário