quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Unidade 4 - Tecnologia e Currículo

Neste módulo continuaremos a reflexão sobre os conteúdos estudados nas unidades anteriores, aprofundando o debate e propondo projetos pedagógicos para aplicar em nossas escolas.
Aproveitem o módulo e bom trabalho

Atividade - 4.1- Reflexão como a escola trabalha com projetos
Para a realização desta atividade sugerimos que você leia as pag. 1 a 6 e reflita sobre alguns pontos.
• Como a escola trabalha com projetos? E o professor? E o aluno?
• Quais implicações existem no desenvolvimento do trabalho com projetos em sala de aula?
• Registre sua reflexão e poste-a no Fórum.

Atividade - 4.2- Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.
Diante das idéias e conceitos sobre projetos explicitados, vamos trabalhar a distância com o registro de experiências com projetos para podermos compartilhá-las com os colegas. Para tanto, pense nas questões: você já vivenciou uma experiência trabalhando com projetos em sala de aula? Ou conhece alguma experiência de trabalho com projetos em sala de aula?

1- .Elabore um texto descritivo no Editor de textos do BrOffice, destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos. Responda as questões:
o Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
o Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
o Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?
2. Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome. Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo João Carlos Pereira, o nome do arquivo
será: ativ-3_joaocarlosp Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.
3. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Unidade-4", sub-tema: "Ativ_3 Socializando Experiência com Projeto".
4. Acesse as atividades elaboradas pelos colegas disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.

Atividade 4:3 - Experiências com a integração de tecnologias ao currículo
Vamos agora trabalhar em pequenos grupos para conhecer experiências de uso de tecnologias integradas ao currículo vivenciadas pelos colegas.
Orientações:
1. Escolher um representante do grupo para registrar a síntese das análises e atribuir um nome ao grupo. Por exemplo: Canela.
2. Cada grupo vai debater sobre as experiências de seus membros relacionadas ao uso de tecnologias no currículo.
3. Identificar, em relação às experiências: disciplinas envolvidas, atividades desenvolvidas, objetivos da atividade, conteúdos trabalhados, tecnologias e mídias utilizadas, duração da atividade, os conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam.
4. Registrar, em documento do editor de texto, a síntese das análises do grupo sobre as experiências.
5. Salvar o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação da seguinte forma: ativ_4_Canela
6. Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Unidade-4", sub-tema:"Ativ_4Síntese Integra TIC".

Desejamos a todos (as) que novos diálogos com outros autores venham a acontecer, bem como experiências inovadoras venham a ser compartilhadas nesta rede humana de aprendizagem, em que cada um possa assumir o papel de aprendente e ensinante do outro.


Um abraço a todos
Profª Maria do Carmo Acácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário