segunda-feira, 26 de maio de 2008

Formação de professores para a utilização das ferramentas do Educarede






1º Encontro
 Neste encontro houve apresentação da proposta do mini curso; cadastro dos participantes no Portal Educarede; navegação no portal para conhecer os canais: Pesquisar, Comunicar, Publicar e Aprender em rede.

2º Encontro

 Leitura e breve discussão sobre “pesquisa na Internet” e a importância de se ter clareza sobre o que pesquisar e para quê pesquisar; e a importância de qualquer pesquisa ser norteada por uma boa metodologia de busca de informações e uma boa compreensão dos mecanismos de busca. Orientações para: escolher um tema de pesquisa; delimitar e problematizar esse tema.

Atividade prática: pesquisa orientada

 Definir um tema para a pesquisa
 Delimitar o tema/Definir o problema.
 Usar o Formulário de busca orientada. (roteiro sugerido).
 O resultado da pesquisa deve ser suficiente para que possam construir um texto resumido sobre o tema, ilustrar com figuras que represente o conteúdo do texto.
 Fazer a busca no Portal EducaRede ou em outro site usando seu mecanismo de busca e refinamento da busca, sob orientação do formador.
 Salvar o texto produzido pelo grupo.



E o Trabalho Continua....

Um comentário:

  1. Maria do Carmo
    Parabéns pelo brilhante trabalho. Pois sua metodologia nos auxilia no aprendizado em incorporar as tecnologias e mídias no processo ensino-aprendizagem de nossas escolas.

    ResponderExcluir