quarta-feira, 15 de outubro de 2008


PROJETO ESCOLA QUE PESQUISA
  •  Divisão das turmas em grupos de 4 ou 5 alunos(as);
  •  Cada grupo terá um nome, escolhido pelo mesmo;
  •  Cada grupo receberá um caderno para anotações das atividades diárias nas disciplinas (relatório), que poderá ser acompanhado por todos os professores(as);
  •  Cada grupo escolherá um tema para trabalhar;
  •  Os temas serão dados pelos professores(as) em uma lista prévia. Pode-se, porém, ser escolhido um tema diferente pelo grupo, com autorização dos professores(as);
  •  O professor(a) separará uma ou mais aulas semanais de sua disciplina para a realização deste projeto, ou mesmo trabalhará somente com este projeto. Os outros tempos, se for o caso, trabalhará com conteúdos específicos da sua disciplina;
  •  Em todas as disciplinas os grupos irão pesquisar e trabalhar os seus temas, utilizando conceitos da própria disciplina, ajudados pelo professor em questão;
  •  O corpo docente deverá arrumar fontes de informação diversas para os grupos pesquisarem – não levará a “matéria” pronta, mas as fontes nos quais os grupos poderão pesquisar;
  •  O corpo docente deverá estar preparado, portanto, a ajudar a todos os grupos / temas a adicionarem informações ao seu trabalho através da sua disciplina;
  •  Deve-se, para isso, fazer uma mobilização para arrecadação de jornais, revistas, livros, enciclopédias, Atlas e outras fontes de informação.
É o seguinte, explicando novamente: a idéia geral é que toda a escola só trabalhe com pesquisa. Mas ao invés de cada professor/disciplina mandar os alunos fazerem um trabalho diferente, os alunos farão o mesmo trabalho, com o mesmo tema em todas as disciplinas.
Os professores deverão trabalhar aqueles temas direcionados para a sua área do conhecimento. Para isso lançarão mão de jornais, revistas, livros paradidáticos, didáticos, literários, vídeos, documentários, etc.
Ao final do projeto – que pode durar um trimestre letivo, por exemplo, se faz um evento para a mostra dos trabalhos. Fechando este ciclo, pode-se reiniciar, com novos temas para cada grupo.
Os temas serão sorteados e nunca repetidos dentro da escola- ou seja, cada grupo tem um tema único na escola inteira. E cada sala terá 5, 6 ou mais grupos. Se tiverem 10 salas, serão 50 a 60 temas atravessados por todas as disciplinas!
Exemplos de temas:
  • Aquecimento global;
  • Esportes e saúde;
  • Reciclagem;
  • Família Real no Brasil;
  • Drogas e violência;
  • Violência doméstica;
  • A imigração no Brasil;
  • A emigração brasileira;
  • Êxodo rural;
  • Mata Atlântica;
  • O teatro;
  • Artes plásticas;
  • Ocupação do solo urbano;
  • Pobreza no Brasil;
  • Machado de Assis;
  • Gravidez na adolescência;
  • Etc.
Então, por exemplo, o grupo que ficar com o tema “pobreza no Brasil”, quando tiver aula de Ciências será orientado pelo professor da disciplina a achar dados importantes para seu trabalho dentro da área de ciências (alimentação, corpo humano, conseqüências para a saúde, etc.).
Quando for aula de Geografia a mesma coisa, ligada a esta disciplina; de História idem e assim por diante.
O professor terá, então, em sua sala de aula, 5 ou 6 grupos trabalhando diferentes temas.
Declev Reynier Dib-Ferreira
Especialista em Projetos

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