PROJETO
ESCOLA QUE PESQUISA
- Divisão das turmas em grupos de 4 ou 5 alunos(as);
- Cada grupo terá um nome, escolhido pelo mesmo;
- Cada grupo receberá um caderno para anotações das atividades diárias nas disciplinas (relatório), que poderá ser acompanhado por todos os professores(as);
- Cada grupo escolherá um tema para trabalhar;
- Os temas serão dados pelos professores(as) em uma lista prévia. Pode-se, porém, ser escolhido um tema diferente pelo grupo, com autorização dos professores(as);
- O professor(a) separará uma ou mais aulas semanais de sua disciplina para a realização deste projeto, ou mesmo trabalhará somente com este projeto. Os outros tempos, se for o caso, trabalhará com conteúdos específicos da sua disciplina;
- Em todas as disciplinas os grupos irão pesquisar e trabalhar os seus temas, utilizando conceitos da própria disciplina, ajudados pelo professor em questão;
- O corpo docente deverá arrumar fontes de informação diversas para os grupos pesquisarem – não levará a “matéria” pronta, mas as fontes nos quais os grupos poderão pesquisar;
- O corpo docente deverá estar preparado, portanto, a ajudar a todos os grupos / temas a adicionarem informações ao seu trabalho através da sua disciplina;
- Deve-se, para isso, fazer uma mobilização para arrecadação de jornais, revistas, livros, enciclopédias, Atlas e outras fontes de informação.
É o seguinte, explicando novamente: a idéia geral é
que toda a escola só trabalhe com pesquisa. Mas ao invés de cada
professor/disciplina mandar os alunos fazerem um trabalho diferente, os alunos
farão o mesmo trabalho, com o mesmo tema em todas as disciplinas.
Os professores deverão trabalhar aqueles temas direcionados
para a sua área do conhecimento. Para isso lançarão mão de jornais,
revistas, livros paradidáticos, didáticos, literários, vídeos, documentários,
etc.
Ao final do projeto – que pode durar um trimestre
letivo, por exemplo, se faz um evento para a mostra dos trabalhos. Fechando
este ciclo, pode-se reiniciar, com novos temas para cada grupo.
Os temas serão sorteados e nunca repetidos
dentro da escola- ou seja, cada grupo tem um tema único na escola inteira. E
cada sala terá 5, 6 ou mais grupos. Se tiverem 10 salas, serão 50 a 60 temas
atravessados por todas as disciplinas!
Exemplos
de temas:
- Aquecimento global;
- Esportes e saúde;
- Reciclagem;
- Família Real no Brasil;
- Drogas e violência;
- Violência doméstica;
- A imigração no Brasil;
- A emigração brasileira;
- Êxodo rural;
- Mata Atlântica;
- O teatro;
- Artes plásticas;
- Ocupação do solo urbano;
- Pobreza no Brasil;
- Machado de Assis;
- Gravidez na adolescência;
- Etc.
Então, por exemplo, o grupo que ficar com o tema
“pobreza no Brasil”, quando tiver aula de Ciências será orientado pelo professor
da disciplina a achar dados importantes para seu trabalho dentro da área de
ciências (alimentação, corpo humano, conseqüências para a saúde, etc.).
Quando for aula de Geografia a mesma coisa, ligada a
esta disciplina; de História idem e assim por diante.
O professor terá, então, em sua sala de aula, 5 ou
6 grupos trabalhando diferentes temas.
Declev Reynier Dib-Ferreira
Especialista em Projetos
Especialista em Projetos
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