quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cursos: “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC”, “Elaboração de Projetos” e Formação de Gestores para o uso das Tecnologias”.

Prezado cursista.
Chegamos ao final de mais uma etapa. Foi uma longa caminhada... mas finalmente chegamos ao seu "final"!!! No decorrer do curso vocês interagiram virtualmente através do Portal Escolar – Seduc Pa, e-mails, fóruns, telefones, etc., além dos nossos encontros presenciais. Aprenderam muitas coisas, ensinaram outras, Elaboraram aulas/projetos/propostas para a utilização das TIC como ferramenta de apoio as atividades pedagógicas, fizeram projetos e trabalhos maravilhosos!!! PARABÉNS a todos(as) pelo empenho e desempenho demonstrado!!! Concluindo esta etapa, caso visite esse blog, deixe a sua opinião sobre o curso do qual você participou para que possamos dar continuidade ao processo avaliativo e trabalhar para melhoria da metodologia desses cursos.
Para sua avaliação tenha como base os seguintes aspectos:
• Conteúdo do curso
• Metodologia do curso
• desempenho do professor formador
• O que o curso acrescentou em você.
• Que sugestões você apontaria para melhorar o curso?
• Identifique-se (Nome e Curso).

Obrigada pelas trocas e momentos que passamos juntos nessas horas de Curso!!! Gostei muito de ter estado com vocês!!! Sei que as dificuldades foram tantas, mas fiquem sabendo que as dificuldades vêm para que possamos melhorar enquanto pessoa, profissional, ou seja, melhorar em tudo. Continuem sendo essas pessoas MARAVILHOSAS, esforçadas, interessadas, preocupadas com a Educação e queridas que vocês são!!! Beijos!!! Profª Maria do Carmo

13 comentários:

  1. Olá, participei do Curso de Elaboração de Projeto, Amei foi muito produtivo, aprendi muito a professora é ótima exclarece bem a temática, proporciona auto-reflexão. A din^namica metodológica é eficiente. Os conteúdo estão atualizados. Foi produtivo, dificuldades s precisamos de um tempo para acompanhar, mais adorei!

    ResponderExcluir
  2. Professora Maria do Carmo participei do curso Elaboração de projeto, e o avalio da seguinte forma:
    Conteúdo do curso: O Conteúdo está muito bem distribuídos em 3 eixos temáticos: Projeto, currículo e tecnologias. Nesse sentido, fizemos um percurso indo de referenciais teóricos articulados com ações que nos propiciaram aprendizagens significativas.
    • Metodologia do curso: Quanto a metodologia foi ótima, pois articulamos aulas presenciais e desenvolvimento de atividades a distância. O que nos possibilitou o uso da tecnologia a partir dos referenciais aprendido.
    • desempenho do professor formador. Um excelente desempenho, pois, tem domínio do conteúdo e da tecnologia o que nos dá a segurança de realizarmos nossas atividades e estudo, além do compromisso e responsabilidade com seu fazer pedagógico, pois, a mesma, está sempre pronta a orientar seus alunos.
    • O que o curso acrescentou em você. O curso foi de extrema relevância no meu aprendizado com relação ao uso de projeto de aprendizagem e a integração da tecnologia.
    • Que sugestões você apontaria para melhorar o curso? Mais tempo para troca das experiências.
    • Identifique-se (Nome e Curso). Tânia Jacó _Elaboração de Projeto

    ResponderExcluir
  3. Sou Maria Oneide Padilha,tive o prazer de participar do curso'Elaboração de Projetos",cujo a Professora foi Maria do Carmo Acácio,sendo esta,suporte fundamental na construção de novas aprendizagens.
    A seleção do teor do curso foi relevante para o despertar de um 'Novo Olhar" sobre as metodologias desenvolvidas no âmbito escolar.
    A educadora supramencionada,foi eficaz no decorrer das etapas estabelecidas pelo curso.
    A mim, o curso foi um presente inesquecível,pois permitiu-me realizar o desejo de elaborar um projeto voltado para á História da Música no Brasil,dando ênfase aos estilos musicais,trazendo para a sala de aula o Gênero Textual Música,assim como,fez-me refletir sobre minhas ações metodológicas como educadora.
    Como sugestão,acrescentaria no curso"Elaboração de Projetos"mais dias nas aulas presenciais,visto que,o apoio do professor é extremamente essencial para a aquisição do produto final.
    À mestre Maria do Carmo foi excelente.Parabéns pela forma como direcionou as tarefas.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal! Sou a professora Luziene tive o privilégio de participar do Curso:"ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs", ministrado pela professora Mª do Carmo.Para mim participar deste curso foi uma oportunudade de aprendizado no qual foi possível compartilhar bons momentos de amizade, companheirismo, conhecimentos e profissionalismo com inúmeros colegas de Educação.Quanto a professora mostrou-se competente, exigente dentro do esperado, porém compreensíva e flexível como se espera de uma profissional.O curso das TICs tem um bom conteúdo pedagógico,as dinâmicas são produtivas ao número de atividades proporcionando a mim uma auto-reflexão e reelaboração no seu fazer pedagógico e enquanto profissional.Como sugestão para melhorar o curso deveria haver mais tempo para as trocas de experiências e socialização das atividades, pois esses momentos são ricos em aprendizados e nos leva a refletir nossas atitudes.Parabens professora pelo ótimo desempenho no curso e com os participantes.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Meu nome é Jessé Rocha. Participei do curso “ensinando e aprendendo com as TICs”. Gostei da metodologia e do empenho da professora Maria do Carmo que sempre procura manter um bom relacionamento com os cursistas. Como sugestão, gostaria de propor que o programa fosse um pouco mais focado no cotidiano da sala de informática. Espero poder voltar para fazer o curso de elaboração de projetos. Um abraço e feliz natal.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Meu nome é Marcelo e participei do curso formação de gestores para o uso de tecnologias. Primeiramente parabenizar o NTE pela iniciativa de envolver os gestores para trabalhar com as tic. Segundo o curso foi maravilhoso. Aprendi ferramentas interessantes que nem imaginava que existia e tudo isso aliado a metodologia da professora Maria do Carmo que soube conduzir muito bem o curso. Eu sugiro que para o próximo curso seja exigido que o gestor aplique o projeto que elaborou e haja um novo curso para mostrar os resultados. Abraço a todos os colegas e a semente foi plantada, espero realizar varios cursos.

    ResponderExcluir
  7. Nilce, Luziene e Tânia

    Obrigada pelas palavras. Suas as sugestões são bem vindas. Com certeza passarei para a coordenação.
    Um grande beijo! FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
  8. A formação em serviço tem se tornado uma necessidade essencial para o educador, uma vez que a qualificação e/ou formação continuada é parte constitutiva da profissão docente. Neste sentido o curso Elaboração de Projetos, foi significativo para contribuir na utilização sistemática da linguagem tecnológica na prática pedagógica diária.
    Nossos agradecimentos a nossa facilitadora Profª Ms Maria do Carmo, pelo compromisso e dedicação e motivação nas horas críticas (algumas vezes pensamos em desistir) um e-mail motivador nos fazia reanimar. Ficamos no aguardo de próximos cursos
    Um grande abraço a todos.
    Laurimar de Matos Farias

    ResponderExcluir
  9. Oi amigos!!! Sou o Profº Waldecir e participei do Curso "Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC", ministrado pela professora Mª do Carmo. Durante o curso tivemos a oportunidade de vivenciar diferentes formas no uso e na aplicação das tecnologias voltadas para a Educação. Fiquei surpreso com a estrutura, com a organização do material e com a diversidade de experiências que o curso proporciona. Foram momentos de aprendizagem, de companheirismo e de reflexão, no meu entendimento o ponto alto do curso: fazer com que o professor repense sobre a sua prática em sala de aula. Quero aproveitar a oportunidade para mandar um abraço muito especial para os colegas de curso e para a nossa formadora Profª Maria do Carmo que tempo todo se mostrou disponível e compreensiva.

    ResponderExcluir
  10. Olá Prof. Marcelo

    A proposta elaborada por vocês gestores e apresentada no curso deverá ser executada na escola durante o semestre, ano. O NTE acompanhará vocês nessa execução.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  11. Profª Oneide

    Fico contente em saber que o curso te proporcionou momentos de reflexão sobre suas ações metodológicas como educadora. Deixa claro que você é uma educadora preocupada com o seu fazer pedagógico. Nenhum educador cresce se não reflete sobre o seu desempenho enquanto profissional e se não reflete sobre a ação que foi desenvolvida”. (RONCA e GONÇALVES, 1988, p.32).
    Obrigada pelas suas palavras.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  12. Waldecir, Jonatilia e Laurimar

    Minha satisfação é grande em saber que vocês gostaram do curso e que o mesmo acrescentou algo significativo a vocês. Espero que a experiência da construção coletiva de conhecimento vivenciada no curso tenha levados a descobertas de como participar mais efetivamente desse novo processo e como inseri-lo em sua ação profissional de educador, e assim, contribuir para a qualidade da educação e a inclusão social e digital de crianças, jovens e adultos brasileiros.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá Prof. Jessé

    Obrigada pelas palavras e sugestão. É um imenso prazer tê-lo conosco no curso de projetos.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir