DISCIPLINA:
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNACAMPUS: BREVES - UFPA
TURMA DE LETRAS 2010
A disciplina teve inicio no dia 10/01
e término dia 16/01. As aulas aconteceram manhã e tarde, sendo 5h aulas em cada turno e
com a participação de 31 alunos.
As atividades desenvolvidas durante as aulas, tiveram
como foco principal capacitar os alunos a analisarem as novas tecnologias
disponíveis para os processos de ensino-aprendizagem de língua materna e
refletirem criticamente sobre o papel desempenhado pela tecnologia
contemporânea na criação de um novo ambiente educacional, reconhecendo essas
novas ferramentas como um meio eficaz no processo de ensino/aprendizagem da
língua.
Pude
observar que as discussões, reflexões em sala sobre as novas tecnologias
disponíveis para os processos de ensino-aprendizagem de língua materna tais como blog, webquest, redes sociais e outras e as atividades práticas desenvolvida no laboratório de informática, foi um grande diferencial
para os alunos do Curso de Letras. Pois levá-los a analisar e
avaliar as principais características de softwares educativos que estão em
consonância com os objetivos educacionais previstos pelos PCN referentes ao
ensino de Língua Portuguesa, motivou-os a pensar em um planejamento integrando essas
mídias em suas práticas com seus alunos.
De modo geral, posso dizer que os alunos, os
quais muitos já atuam em sala de aula,
aceitaram de forma positiva essa disciplina, pois em seus relatos ficou
claro que discutir conteúdos relacionados ao papel do professor diante dessas
novas tecnologias e a oportunidade de manuseio de alguns softwares só contribuiu para que percebessem que essa tecnologia, que já faz parte de seu cotidiano e de seus alunos, pode ser uma ferramenta em
potencial para o professor no ensino da leitura e da escrita. Puderam perceber também que não basta apenas o professor ter acesso
à tecnologia nem fazer uso dela, é preciso saber aplicá-la no exercício de sua
prática docente. E saber aplicá-la faz-se necessário se instrumentalizar cada
vez mais para utilizar essas novas tecnologias em suas aulas para, assim promover os diferentes letramentos em seus alunos.
Concluí que essa disciplina no Curso de letras só vem
a contribuir para diminuir a rejeição ao uso dessas novas tecnologias que
muitas vezes se dá devido à falta de conhecimento por parte dos professores
sobre a forma de como utilizá-las para adquirir praticidade no processo de
ensino-aprendizagem. E com esta disciplina no currículo de Letras faz com que professor ou futuro professor sinta-se mais seguro para aderir a essas novas tecnologias em suas
aulas, passando assim a consumir, incorporar em seu planejamento as tecnologias
existentes na escola.
No decorrer da disciplina os alunos realizaram Pesquisa de Campo:
diagnóstico de tecnologias na escola e sua utilização no ensino do Português, participaram de Oficina no laboratorio de Informática, produziram Relatório reflexivo, Jornal, Plano de
atividades com conteúdos de Língua Portuguesa envolvendo a
utilização didática de tecnologia em sala de aula e outras atividades pertinentes aos objetivos da disciplina.
Parabéns a esses alunos maravilhosos e um grande abraço a todos.
VEJA MAIS FOTOS DESSE MOMENTO
Parabéns a esses alunos maravilhosos e um grande abraço a todos.
VEJA MAIS FOTOS DESSE MOMENTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário