domingo, 19 de setembro de 2010

Quer Aprender a Criar BLOG de Maneira bem FÁCIL?

Os Blogs têm feito com que alunos e professores escrevam mais e melhor. “As propostas tradicionais de escrita na escola são muito artificiais. Em geral, as pessoas têm dificuldade em discorrer de forma mais aprofundada sobre um tema”. Isso ocorre, segundo Zilá, doutora em didática pela USP, porque os alunos não são estimulados a escrever com envolvimento. Com a possibilidade de publicação, o entusiasmo e o empenho são maiores. E a prática gera uma familiaridade progressiva com a escrita: quanto mais se produz, mais se deseja fazê-lo. “Autoria gera auto-estima”, observa. Por esses e outros motivos que o edublogs proliferam no país, em diversos níveis de ensino e em todas as camadas sociais.

Se você professor, ainda não sabe criar um blog, aprenda a criar em 9 vídeo-aulas, além de conhecer sua história, postar e editar posts e a usar funções avançadas. Fácil, fácil...

Algumas dicas de tipos de blog,
Diários – O tema é a vida pessoal do autor, que relata fatos cotidianos.
Opinativos – Textos argumentativos que expressam a opinião do(s) autor(es). O blog pode ter um tema central ou tratar de generalidades. Alguns jornalistas mantêm páginas de publicação desse modelo na rede.
Literários – Pode ser um espaço para a publicação de contos, crônicas, poesias e até romances, em capítulos, de autoria do criador.
Clippings – Apanhado de links e/ou recortes de outras publicações online.
De guerra – Relatos sobre a vida em países em situação de conflito.
Mistos – Misturam textos pessoais e informativos. Em geral, combinam relatos pessoais e comentários do autor sobre notícias que circulam na mídia.
(Baseado em artigo da acadêmica Raquel da Cunha Recuero)

Clique no menu "Dicas Pedagógicas" e aprenda a fazer seu blog em apenas 9 vide-aulas.

Um comentário: