terça-feira, 6 de outubro de 2009

MOMENTOS DE ASSESSORAMENTO ÀS ESCOLAS COM PROJETOS NO EDUCAREDE




ISSO É MUITO BOM!

Estamos com 21 escolas com projetos inscritos no Portal Educarede - Projeto “Minha Terra 2009 – Aprender e Inovar”. Quero aqui parabenizar o engajamento dos professores das Salas de Informática Educativa (SIE), das direções das escolas, dos alunos e de todos os que aceitaram participar do projeto e assim desenvolver novas propostas pedagógicas.
Quero externar minhas alegrias, enquanto professora formadora do NTE Professor Washington Luis Barbosa Lopes (NTE Belém) que esteve presente nesta ação. Ação coletiva da equipe do núcleo, que pesquisou, organizou e realizou a oficina Educarede com finalidade de possibilitar aos participantes, (profº sala de informática) navegarem no portal para conhecerem o canal “aprender em rede – Comunidade virtual”.
Na oficina foi criada a oportunidade para exploração das ferramentas do Portal e em seguida foi lançado o desafio aos participantes para que examinassem os temas e pautas sugeridos pelo Educarede, discutissem com seus alunos e escolhessem qual o tema e pauta trabalhariam. O passo seguinte foi cada professor da SIE postar o projeto no Blog do NTE e a partir deste material as escolas foram distribuídas aos seguintes professores formadores: Rosistela Oliveira, Anilza Brasil e eu, a fim de assessorar esses professores no desenvolvimento de suas propostas.
Fiquei com um grupo de 06 escolas 21 professores, (sendo dez professores SI e 0nze prof. colaboradores). e dei continuidade ao projeto visando a participação no Portal Educarede - Projeto “Minha Terra 2009 – Aprender e Inovar”.
Para assegurar o sucesso do trabalho, iniciei o assessoramento que foi desenvolvido nos seguintes passos:

1. Leitura e análise dos pré-projetos e posteriormente envio por e-mail aos professores autores.
2. visita às escolas para discutir junto aos professores as proposições levantadas por eles (postadas no Blog do NTE) afim de ajudá-los, na sistematização do projeto, deixando-o de acordo com propostas do Educarede.
3. acompanhamento às escolas para novas orientações para acesso e interação no ambiente (Portal Educarede), especificamente na Comunidade Minha Terra 2009.
4. conversa com a direção / vice-direção para esclarecer e solicitar apoio para o desenvolvimento das atividades do projeto dentro da escola.
5. postagem do projeto no Portal Educarede.
6. realização de oficina de produção textual (dicas de redação e reportagem) para alunos do projeto da escola Jorge Raposo (Esta ação foi solicitada especialmente por esta escola).

Em toda essa trajetória muitas coisas me deixaram feliz e otimista, como exemplo posso citar:

 que muitos professores movidos por uma grande força de vontade superaram limitações e barreiras do cotidiano escolar e se engajaram no processo por perceberem a validade da experiência e a oportunidade de um trabalho inovador;
 a compreensão dos professores e gestores de que o trabalho do Educarede proporciona/proporcionará a utilização adequada das tecnologias e ferramentas da WEB que estão no cotidiano escolar e principalmente dos alunos .
 a aproximação do NTE das escolas a partir de um trabalho colaborativo e que conta com o envolvimento dos alunos.
 conhecer e contribuir com o desenvolvimento dos projetos das 06 escolas que assessorei e venho assessorando até então. São elas:
01-EE.Magalhaes Barata
Projeto: A Língua Parauara e sua influência no processo de formação da Lingua Portuguesa e sua importância no falar dos paraenses como parte da cultura.
Coordenado por: Prof. Ademildes (SI) Alzira (Lingua Portuguesa)
02-EE Jorge Lopes Raposo
Projeto: Vamos Manter Nossa Escola Limpa
Coordenado por: Prof. Helionete e Profª Roselene
03-EE Lauro Sodré
Projeto: Aldeia Cabana de Cultura Amazônica Davi Miguel
coordenado por: prof. Ezequias e Roa Lia
04-EE.Augusto Montenegro
Projeto: Pequenos Ambientalistas Amazônicos: construindo um ambiente melhor.
Coordenado por: profº Sanches
05- EE.Eunice Weaver
Projeto: Cidadania em Construção
Coordenado por: profª Joseane
06-Instituto Estadual de Educação do Pará-IEEP
Projeto: Cinema, Cultura e Escola
Coodenado por: Prof. Lucia Andrade, Lucia Queiroz e Mercedes.
Portanto, esses educadores merecem atenção especial, por compreenderem que participar dessa comunidade virtual de aprendizagem é aderir a uma forma de trabalho, de se apropriar de ferramentas que a internet disponibiliza e construção de um novo padrão de ensino-aprendizagem pautado na autoria e co-autoria de professores, alunos e demais integrantes da comunidade virtual. A todos os que chegaram até aqui, meus sinceros agradecimentos, vocês tornaram meu trabalho mais instigante.
Texto postado no Blog do Nucleo de Tecnologia Educacional (NTE-Belém)

5 comentários:

  1. Prof Maria do Carmo, nós as coordenadoras da sala de informática da escola Jorge Lopes Raposo agradecemos imensamente o total apoio que a senhora nos deu, pois com sua orientação conseguimos desenvolver nosso projeto para o educarede. queremos deixaro nosso muito obrigado pela sua atenção e dedicação a esse projeto.

    ResponderExcluir
  2. Professora Maria do Carmo parabéns pelo texto e principalmente pelo trabalho de assessoramento e motivação
    das escolas, professores e alunos.

    Por favor poste o texto no blog do nosso NTE.

    Marcelo Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Helionete e Roselene
    Não há nada o que agradecer. Esta á nossa atividade enquanto multiplicadores que é além de desenvolver ações no
    próprio NTE, também assessorar o trabalho nas escolas. Mas ainda volto a dizer, a participação total de vocês no projeto é que foi fundamental para que essa fase se concretizasse.
    Um forte abraço
    Maria do Carmo

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Marcelo
    Mas saiba que para a realização desse trabalho, foi você, o grande motivador.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Prof.ª Maria do Carmo te parabenlizo por sua disposição, sua atitude e pelo belíssimo trabalho de assessoramento do qual motivou e apoiou professores nas escolas despertando interesses e curiosidades. Sua contribuição foi essencial na realização dos projetos.

    Ana Lúcia

    ResponderExcluir