quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ENCONTRO REGIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES /MULTIPLICADORES-PROINFO INTEGRADO REGIÃO NORTE PARA O CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS (40HS)

Nos dias 16, 17 e 18 de Setembro 2009 aconteceu em nossa cidade, no Hilton Hotel, o Encontro dos Formadores/Multiplicadores do Proinfo Integrado, organizado pelo MEC/ SEED/Proinfo Integrado, SEDUC/ SAEN / DEDIC/ CTAE, que teve como foco principal discutir sobre Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo – PITEC, bem como sua elaboração, tendo como mediadoras: Lia Cavellucci, Stela Cunha, Carmem Prata, e Vera, integrantes da equipe do MEC/SEED.
O encontro reuniu todos os estados da Região Norte: Acre, Amazonas, Rondônia, Amapá, Roraima, Tocantins e Pará.
O NTE – Belém –Professor Washington Luis Barbosa foi representado pelas Professoras Multiplicadoras Maria do Carmo Acácio e Rosistela Oliveira e o coordenador Marcelo Carvalho os quais serão responsáveis pela disseminação das informações e das atividades desenvolvidas no encontro aos demais colegas do Núcleo, a fim de que todos possam se apropriar da proposta do curso “Elaboração de Projetos (40h)”.
A programação do encontro, que reuniu aproximadamente 150 Formadores, foi composta por palestras, oficinas e discussões sobre as atribuições dos Formadores para a sistematização das atividades propostas do curso, junto aos professores da rede pública, além de orientações para a utilização do novo ambiente virtual de aprendizagem disponibilizado em rede no Portal do Professor.
Este curso “Elaboração de Projetos Integrado de Tecnologias no Currículo tem carga horária de 40h e tem como público alvo professores e gestores de escolas da rede pública, e está estruturado da seguinte forma:
Duração: 8 a 10 semanas
Carga horária: 40h ( 3 encontros presenciais de 4h = 12h + 28h distância)
Eixo 1: Presencial 4h + três semanas distância
Eixo 2: Presencial 4h + três semanas distância
Eixo 3: Presencial 4h + duas semanas distância
Locais dos encontros presenciais: na escola. Número de cursistas por turma: 20

Observa-se que este curso traz um grande diferencial em relação aos promovidos pelo NTE, até então, uma vez que acontecerá nas escolas que disponbiliza de laboratórios e os professores cursistas terão a oportunidade de aliar a teoria e a prática ainda em formação. Ou seja, o projeto elaborado em curso nos momentos presenciais será desenvolvido junto a seus alunos, considerando, a série e sua realidade na escola. Dssa forma, o curso "Elaboração de Projetos - 40h" desenvolve-se com base entre a prática pedagógica com o uso de tecnologias, a realidade da escola e o contexto de sala de aula e a reflexão sobre a prática com integração das TIC no currículo das distintas áreas de conhecimento.
O NTE-Belém prevê este curso para acontecer ainda este ano. No primeiro momento, pretende-se atender 120 cursistas (entre professores e gestores). tendo como critério de seleção por turno dois professores, um técnico e o professor de laboratório.
A avaliação que fazemos da oficina é que foi ótima no que se refere a metodologia utilizada pelas professoras mediadoras Lia Cavellucci, que apresentou com bastante clareza e objetividade os conteúdos sobre metodologias de projetos, concepções de currículo, conceitos e estrutura do curso “Elaboração de Projetos”. Vera e Stella Cunha, que conduziram com brilhantismo o evento contribuindo assim para a construção de um ambiente de aprendizado e descontração, oportunizando de uma maneira bem dinâmica vivenciar o curso através de oficinas, planejar propostas de atividades que pudessem ser aplicadas aos cursistas em cada eixo de estudo e prática do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário