domingo, 30 de agosto de 2009

Alfabetização digital não é curso de informática

Leia sobre o assunto clicando AQUI

3 comentários:

  1. Nossas crianças e nossos jovens nasceram em pleno mundo digital. Para eles, lidar com as tecnologias é tão natural quanto respirar. Nós adultos e professores, no entanto, nos encontramos no limiar desse novo mundo; entre ele e o nosso velho mundo com nossas metodologias prontas e às vezes "imutáveis", como muitos pensam. Costumo dizer que precisamos nascer de novo para vivermos a modernidade. Mas não precisamos morrer literalmente para isso. É preciso compreendermos que renascer aqui significa tomar consciência da nossa debilidade tecnológica e aceitarmos a alfabetização digital como única forma de empreendermos metodologias que atendam as necessidades educacionais atuais.
    Nely castello Branco

    ResponderExcluir
  2. De acordo com o comentário Alfabetização digital não é curso de informática, realmente não é curso que rapidamente passa, é algo que veio para ficar incorporado no nosso cotidiano.
    Como citou a professora Bárbara Dieu, "não faz sentido guardar informações", tem que compartilhar e repassar esse conhecimento para que o outro possa absorver novas ideias e assim formar uma cadeia de multiplicadores, com isso as pessoas vão interagindo e incorporando essa nova modalidade digital.Na realidade não podemos deixar passar despercebidos os novos meios de comunicação e as novas tecnologias, as escolas devem estar abertas as novas modalidade de ensino, para que não aconteça com o que aconteceu no Brasil onde o analfabetismo dominou a população e até hoje ainda está bastante visível na sociedade.
    Certamente, se as escolas hoje cumprirem o seu papel na sociedade, não teremos no futuro o analfabetismo digital. Quero ser uma multiplicadora e estar sempre colaborando para um mundo melhor, e mais globalizado.
    Helena Santos Silva

    ResponderExcluir
  3. Nely e Helena
    Como diz Silvia Somenzi (SOLUZZIONE - Expansão de Negócios em 13/09/2009)

    Compartilhar conhecimento traz mais crescimento do que se imagina. Compartilhar é uma palavra intrigante. Por que? Porque significa que algo que você considera seu poderá ser utilizado por outra pessoa, e com a sua permissão. Além de identificar uma atitude altruísta, o que sempre é positivo, significa estar disposto a contribuir para o crescimento do outro, que sempre está atrelado ao seu próprio crescimento. Quando você compartilha o seu conhecimento, você não está apenas dividindo ou repassando informação, você está abrindo espaço para a troca e para o crescimento como pessoa e profissional. Seu e do outro. Muitas pessoas persistem no equívoco de que conhecimento deve ser tratado como um nicho, em que um único dono deve ser o tratado como o “imperador da informação”. Completamente errado. Compartilhar faz com que você se direcione a buscar mais, e faz com que os outros também busquem mais como você.Esta atitude faz com que o que era considerado complexo ou único passe a fazer parte da rotina e todos tem de encontrar novos desafios para enxergar novas perspectivas para si próprio.

    Abraços

    ResponderExcluir