quinta-feira, 27 de agosto de 2009

APRENDENDO A APRENDER COM AS TICS

Um brevíssimo estudo de caso”

Este artigo é um breve relato de “um estudo de caso do paradigma de ‘aprender a aprender’ no contexto das TICs e da web 2.0”.

Os fatos relatados transcorreram no segundo semestre de 2008 e envolveram duas turmas de professores de escolas municipais de duas cidades paulistas, cada turma com uma média de 15 professores de diferentes escolas, todos envolvidos em um projeto de capacitação para o uso pedagógico dos computadores e da Internet. De acordo com o relato embora as duas turmas fossem compostas por professores com real interesse em aprender a usar a tecnologia para a melhoria da qualidade do ensino em suas escolas, em ambas havia ainda uma grande quantidade de professores bastante inseguros sobre o uso dos computadores e com forte tendência ao perfil do “Professor Tradicional”, bem distante do perfil do “Professor Digital” ou do “Professor Web 2.0”. Como esses dois perfis já estão descritos nos respectivos artigos (clique nos links para lê-los), é descrito resumidamente o perfil do “Professor Tradicional” no que diz respeito à maneira como ele vê e interage com as tecnologias digitais contemporâneas. Leia o texto na integra clicando AQUI. é uma experiência bastante interessante. Não deixe de ler, Ler nos torna diferente, mais feliz e mais inspirados.

(*) Este artigo foi publicado originalmente no blog Professor Digital e reproduzido pelo autor no Portal do Educarede.


Criado por: José Carlos Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário