domingo, 3 de maio de 2009

ATIVIDADES EIXO 2

Olá queridos cursistas!
Tivemos uma semana para fazer as alterações necessárias nas propostas, com vistas ampliar as possibilidades de participação dos alunos no projeto e promover ações que explorem efetivamente as propriedades das TIC. Nesta semana, passaremos, então, ao estudo das questões relacionadas ao Currículo e tecnologias e, ao mesmo tempo, desenvolvendo uma ação contextualizada que se refere à concretização das ações do projeto proposto.
Para compreendermos melhor sobre o que seja currículo que se constrói à medida que se desenvolve o projeto faremos algumas leituras:
1) Assista ao vídeo Fronteiras Digitais (p.1 Eixo 2), logo após, leia a p. 2 e reflita sobre os instrumentos, as linguagens que fazem parte da cultura da atual geração.? Que reflexão o vídeo sugere? que questionamentos podem ser levantados?

2) Para discussão sobre a importância do uso das TIC no desenvolvimento de projetos pedagógicos e as possibilidades e novas perspectivas que essa prática possibilita para o desenvolvimento do currículo e para o fazer do professor leia sobre:

a) “Formação de professores numa escola aprendiz” escrito por Thurler disponível em http://www.midiamix.com.br/eb/exe/texto.asp?id=429 (p.4 Eixo 2). (Leia também sobre protagonismo juvenil p. 5.)
b) Como pontos de reflexões sobre este tema são colocados duas questões: 1) Que currículo é este que se desenvolve em projetos com o uso de tecnologias?
2) O que compreendemos por currículo?

Atividade 2.2 – Compartilhamento do Projeto em ação

Queridos cursistas compartilhem o processo que cada um experiencia no desenvolvimento do Projeto de sala de aula. Relatem as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas. Para isso siga as orientações abaixo:

1. Identificar o nome do Projeto e o local, para que os colegas possam localizá-lo;
2. Descrever sucintamente as questões que deseja compartilhar com seus comentários no Fórum “Projeto em ação”;
3. Ler as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto de sala de aula.

3) O próximo passo é conhecer o projeto desenvolvido na aldeia dos índios Kuikuro, situado no alto do Xingu.
a) Leiam a reportagem sobre o esforço dos índios Kuikuro para preservar sua cultura por meio do desenvolvimento do projeto Vídeo nas Aldeias bem como assistam ao vídeo produzido pelos índios Kuikuro.
Reflita!! A produção desse vídeo pode ser caracterizada como um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura? Quais evidências vocês identificam a esse respeito? Que conhecimentos, atitudes, valores e procedimentos configuram essa produção? O que é currículo?
Atividade 2.3 – Currículo e suas características
Considerando a temática abordada nesse eixo, vamos compartilhar com a turma o entendimento de cada um sobre a seguinte pergunta: Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?Siga as orientações!
1. Refletir sobre a questão colocada;
2.Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Currículo e suas características”;
3. Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.
Obs: Para a realização da atividade acima, leiam as p. 8, 9,10,11,12 e 13.(EIXO2)

Maria do Carmo Acácio de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário