Por:
Maria do Carmo Acácio
A grande quantidade de
aparatos tecnológicos (aplicativos, jogos, imagens em 3D, software e hardware)
desenvolvidos com o objetivo de facilitar a aprendizagem foi tema de destaque na
maior feira mundial de Tecnologias de Educação do planeta, que aconteceu entre
os dias 11 a 14 de janeiro em Londres na Grã-Bretanha.
As experiências apresentadas
como a da professora de Estudos Sociais da escola Emerson Park School, em
Londres, que usou o Twiter para enviar mensagens aos seus alunos, bem como o
plano de aula do dia, questões simples para verificar o conhecimento sobre
determinado conteúdo e noticias relacionadas ao tema, fez com que aumentasse
sua comunicação com seus alunos, até mesmo com os mais tímidos, conforme o
relato da professora.
Outra experiência apresentada foi o resultado de uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Londres, em que os estudantes de turmas na qual o professor usou animações em 3D para ensinar o corpo humano, as notas foram bem melhores daqueles alunos de uma turma em que o professor usou apenas ferramentas em 2D. Ou seja, os alunos que se apropriaram de ferramentas 3D, disponibilizadas e orientadas pelo professor para a compreensão do conteúdo, conseguiram apreender mais informações em menos tempo, lembrar mais detalhes e dar respostas mais elaboradas em questões abertas.
A conclusão que se teve
é que o uso das Tecnologias, ao contrário de atrapalhar, favorece a interação,
comunicação entre professor e aluno. Segundo
os relatos no evento, boa parte dos professores tem utilizado as tecnologias
para aproximar de suas turmas e acreditam
que essas novidades da tecnologia para a sala de aula é o caminho para “motivar”
os alunos.
Segundo Steve Bunce,
consultor em tecnologia da Educação do Reino Unido afirma que o papel do professor
é disponibilizar o acesso à ferramenta e fazer a avaliação. Para Bunce o
educador deve se tornar um questionador, em vez de explicar o conteúdo, o
professor deve criar as perguntas sobre o mundo real. E os problemas globais
para serem respondidos pelos alunos, que, por sua vez, com a tecnologia, podem sozinhos ir atrás das
informações e trazer as soluções. Ainda para Steve Bunce, é assim que se educa
cidadãos com autonomia para aprender.
Referência:
Revista
nova Escola: Tecnologia
favorece ou atrapalha a interação?
Editora: Paola Gentile. 01/2012. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/tecnologia-favorece-ou-atrapalha-interacao
Muito bom. Adorei as experiências relatadas. A tecnologia tem inúmeras possibilidades de ser instrumento para o processo ensino aprendizagem de alunos e professores.
ResponderExcluirMinha amiga adorada
ResponderExcluirÉ verdade, o uso das TIC pode trazer mudanças significativas nos processos de ensino aprendizagem. Por isso que sempre estamos buscando conhecer as melhores estrategias para inserir essas tecnologias no dia a dia de sala de aula, porque acreditamos no seu potencial.
um grande beijo