terça-feira, 8 de novembro de 2011

Término de mais um Curso



Ontem, dia 07/11/2011, encerraram as aulas de mais um Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC - E-Proinfo. O curso foi ministrado pelas professoras Maria do Carmo Acácio e Tânia Jacó, sob a coordenação de Rosélia Gouvea e contou com um grupo de cursistas que fazem a diferença e nos fazem crescer enquanto profissionais.

Por ocasião do encontro fizemos uma reflexão a partir dos versos do poema “Travessia” de Fernando Pessoa: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas...Que já têm a forma do nosso corpo ... E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares ... É o tempo da travessia ...E se não ousarmos fazê-la ... Teremos ficado ... para sempre ... À margem de nós mesmos...".

Uma das reflexões levantadas é que os versos nos sugerem ousadia e confiança para mudanças. Mudar e mudar em todos os sentidos – pessoal e profissional. Mas mudar não é fácil. Naturalmente somos contaminados pela rotina, passamos a viver quase que mecanicamente.

Só que há pessoas que têm essa coragem e, mesmo tendo tudo contra a sua realidade, não medem esforços. Buscam forças onde menos se espera, acham brechas em situações adversas e vão em busca de seus sonhos. Chegam aonde desejam ou até mais longe e, muitas vezes, são duramente criticadas pela inveja daquelas pessoas que se acovardam perante o ato de viver. Aliás, a inveja é um sentimento doentio, um declarar da incompetência de muitos, pois quem é bem-resolvido não tem inveja do outro.

Enquanto formadoras, podemos assegurar que a busca por este curso já caracteriza um desejo que nasce deste desejo de mudanças.
Portanto, desejamos que cada participante possa compartilhar o conhecimento apreendido. Que mesmo acertando ou errando coloquem em prática as experiências e aprendizagens realizadas no decorrer do curso com seus alunos, utilizem os canais de interação, aqui discutidos, para interagir direto com os seus educandos, colegas e amigos. Cada um tem uma larga experiência dentro de si e não deixe de compartilhar com aqueles que estiverem ao seu redor.

O encontro foi encerrado com uma confraternização entre cursistas, formadores do curso e coordenação.

Não esqueçam! Nosso curso chegou ao término, porém, nossa jornada na prática pedagógica diante das aprendizagens está apenas no começo. Que o NTE seja sempre procurado para novas formações.

Um abraço e um FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO a todos e a todas.

Confiram as Fotos

Maria do Carmo/Tania Jacó

NTE Belém


Um comentário: