Alguns pressupostos teóricos acerca das pesquisas e projetos escolares mediadas pelo computador: A palavra pesquisa tem sua origem no latim: perquiro que quer dizer "procurar, buscar com cuidado; procurar por toda a parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar bem; aprofundar na busca (BAGNO, 1998).
Segundo Canen e Andrade, (2005), a pesquisa envolveria um problema real, levado ao nível acadêmico para que seu foco seja investigado rigorosamente, através de critérios e métodos críticos, a fim de que os seus resultados possam ser sistematizados e divulgados, segundo teorias reconhecidas e atuais.
De acordo com Almeida (2000), a pesquisa (escolar) deve ser elaborada de maneira a promover a autonomia do aluno, tornando-o capaz de:
- 1. Desenvolver o espírito crítico na
seleção das informações pertinentes ao tema;
2. Refletir sobre os resultados obtidos;
3. Compreender os conceitos envolvidos, levantando e testando hipóteses.
O professor deve evitar cópias, falando aos alunos que elas não trazem nenhum benefício e conscientizar-se acerca da necessidade de problematizar os temas de pesquisa.
É fundamental que o professor forneça um roteiro de pesquisa, apresentado em tópicos ou perguntas. Também é recomendável, incluir sugestões de sites.
A pesquisa escolar pode ser individual ou coletiva, e pode ser interdisciplinar, no caso de reunir mais de uma disciplina. Os alunos podem gravar os endereços dos sites, os artigos e as imagens que selecionarem, assim como podem editar anotações no processador de texto. O professor atua como orientador, auxiliando os alunos pesquisadores a:
- 1. Estabelecer critérios de busca;
2. Definir prazos (para o planejamento e execução das pesquisas);
3. Fazer uma seleção e classificação das informações;
4. Organizar os resultados (através da realização de síntese);
5. Elaborar uma apresentação dos resultados obtidos (alcançados) através da pesquisa realizada.
De acordo com Almeida e Fonseca Júnior (2000) na construção de um projeto devem ser planejadas as seguintes etapas:
- 1. Identificação de um problema;
2. Levantamento de hipóteses, solução e prováveis respostas;
3. Mapeamento do aporte científico (recursos materiais ou tecnológicos necessários);
4. Seleção de parceiros;
5. Definição de um produto (seria um site na Internet? Um trabalho impresso? Um CD-ROM?);
6. Documentação e registro (um registro diário com anotações dos endereços consultados, livros, visitas, entre outros);
7. Método de acompanhamento e avaliação;
8. Publicação e divulgação (apresentar e divulgar os trabalhos na própria escola e fora dela, em simpósios, congressos, encontros, etc.
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