Segundo
os especialistas, mesmo o professor não sabendo
produzir textos em diferentes gêneros nem ter a leitura como hábito,
é possível ensinar seus alunos a produzir bons textos,
desde que este profissional esteja disposto a rever sua relação
com a leitura e a escrita e se atualize em relação aos
conhecimentos didáticos sobre produção de texto, participando
ativamente da formação continuada. Os especialistas reconhecem que
muitos professores, quando estudantes, não aprenderam a produzir
textos em diferentes gêneros porque a escola pela qual passaram não
trabalhava com essa concepção de ensino, focando muito mais os
aspectos estruturais e normativos da língua. Para que os professores
possam reverter esse quadro e assegurar que seus alunos aprendam a
escrever bons textos é necessário desenvolver familiaridade com o
mundo dos textos e seus respectivos comportamentos leitores e
escritores na formação continuada. Nesse caso, os especialistas
recomendam que os formadores trabalhem com a dupla conceitualização,
uma estratégia na qual os professores primeiramente experimentam o
que é escrever um texto em determinado gênero, com destinatário
definido, reelaborando o conceito de escrita e, em seguida,
problematizam como ensinar este conteúdo. (Fonte: http://revistaescola.abril.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário