Pesquisas escolares apresentadas como simples cópias de textos, sejam eles obtidos na Internet ou em algum livro da biblioteca escolar, originam-se de uma série de fatores que estão diretamente ligados à atuação do professor. Dentre eles são citados alguns:
- Falta de planejamento pedagógico do professor. Como em qualquer atividade pedagógica, é preciso ter claros os objetivos, recursos, métodos, formas de avaliação e redirecionamentos futuros. Pesquisas precisam ser “planejadas como projetos” e não apenas “solicitadas como atividades”;
- Falta de clareza na proposta de pesquisa e falta de orientação adequada aos alunos sobre os procedimentos envolvidos em uma pesquisa escolar de forma geral. Os alunos precisam ter claros os procedimentos que terão de empregar para executar a pesquisa. Isso equivale a produzir e distribuir inicialmente aos alunos um rubrica de avaliação do trabalho de pesquisa solicitado a eles;
- Forma pobre com que a pesquisa é proposta, geralmente como uma “coleta genérica de dados”. Trabalhos de pesquisa são bem mais interessantes quando propostos como “caça ao tesouro”, “webquest”, “desafios” e “problemas abertos” que demandem a pesquisa proposta como ferramenta de resolução e não como produção final;
- Falta de disposição do professor para analisar as produções de maneira crítica e construtiva, resumindo-se apenas ao trabalho de “coletar e classificar a pesquisa”. Se, por um lado o aluno usa do artifício de copiar e colar, por outro, muitos professores apenas “pesam o trabalho” e o avaliam pelo número de páginas ou pela apresentação visual, sem realmente analisarem a pesquisa em si, o roteiro de produção do aluno e, principalmente, a efetividade da aprendizagem decorrente da pesquisa;
- Abandono intelectual do aluno durante o processo de pesquisa. Para muitos professores o aluno deve ser capaz de fazer, de uma única vez e sem apoio do professor, uma pesquisa que retorne exatamente o que o professor deseja e da forma como ele gostaria que a pesquisa fosse feita. Uma pesquisa escolar é um processo que precisa ser assistido, apoiado e redirecionado enquanto ocorre e não apenas avaliado depois de finalizado.
Portanto, a origem do problema da metodologia de copiar e colar empregada pelos alunos não está em uma “falha de caráter dos alunos”, na sua “preguiça de ler e resumir” ou na “facilidade com que se pode copiar e colar textos inteiros ou excertos e imagens da Internet”, mas sim na incapacidade do professor de propor, apoiar, acompanhar e participar com o aluno de pesquisas onde a cópia pura e simples não atenda aos requisitos previamente definidos na tarefa.
10 conselhos para evitar o “copiar e colar”Fonte: José Carlos. O uso pedagógico da Sala de Informática da escola, Professor Digital, SBO, 08 maio 2010. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2010/05/08/o-
Caríssima
ResponderExcluirProfessora Maria do Carmo Acácio de Sousa
Uma das coisas que mais observo quando visito um blog é se tem "OBJETIVO",ou seja: o que eu quero com este instrumento na internet???
E depois de visitar todas as postagens deste blog posso dizer:
Parabéns pelo blog!!!
Muito interessantes as postagens!!!
Os temas escolhidos dizem respeito ao uso das tecnologias na educação... muito bom!!!
O que eu achei legal: foram as inúmeras dicas de como utilizar as ferramentas tecnológicas na educação... como criar blog...os artigos... e as fotos de sua experiência profissional... um blog realmente inspirador e criativo!!!
Desejo muito sucesso!!!
Kátia Regina Corrêa Santos - Bragança-Pará-Brasil
Aluna do Mestrado da Universidade Evangélica do paraguai - UEP
Obs:Quando tiver um tempo visite o blog da minha mãe, o endereço é:
http://professoraanglica.blogspot.com/
Desejo muito sucesso!!!
Professora Maria do Carmo
ResponderExcluirGostei das dicas e informações deste blog!
Parabéns pela iniciativa de querer dividir seus conhecimentos e experiências com outros professores.
Comunico que coloquei este blog na minha lista de blogs.
Eu sou a mãe da sua aluna: Kátia Regina Corrêa Santos e ela me deu seu endereço e falou muito bem de você!
Desejo muitas felicidades!!!
Professora Maria do Carmo
ResponderExcluirObrigada pela visita e recados no blog:
http://soapaixonadosporjesus.blogspot.com/
Que bom que gostou!!!
Vi também os recados no blog da mamãe e no blog do Projeto Ambientalistas Rio Caeté...as suas belas palavras servem como um incentivo... muito obrigada!!!
Quando tiver um tempinho, visite o blog do meu amigo e parceiro nos trabalhos ambientais na Escola Rio Caeté, Prof Tarcísio, o endereço do blog é:
http://geonavegador.blogspot.com/
Desejo tudo de bom para sua vida!!!
Oi Kátia
ResponderExcluirVocê é um amor de pessoa. Amei o blog de sua mãe. Já visitei também os blogs dos projetos de seus alunos,achei excelente a iniciativa. Continue assim. A qualidade da educação básica depende de professores comprometidos assim como você. Sim visitei o blog do prof. Tarcisio e fiquei fascinada com o trabalho de seus alunos sobre ceramica bragantina. Um grande beijo.
Profª Mª do Carmo
ResponderExcluirParabéns pelas postagens deste blog!
Muito legal suas dicas para os que trabalham na educação!
Agradecemos pelos recados em nosso blog, estes servem de incentivo para todos que fazem parte deste projeto !
Gostaríamos que os alunos nas escolas públicas tomassem iniciativa de fazer sua pequenina parte pelo bem de nosso planeta: nossa casa !
Obrigada também por colocar nosso blog na sua lista de blogs!
Continue assim partilhando dos seus conhecimentos e experiências !