quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Facebook deve ou não deve ser considerado uma ferramenta válida de aprendizagem?

Lendo a mancheteOrkut estaciona no Brasil, e Facebook cresce 159%” e visualizando esse gráfico acima, ambos divulgados pela Comscore dia 28/04/2011 percebe-se que o Facebook segue firme sua escalada para tomar do Orkut a liderança no Brasil. Conforme a pesquisa (infográfico mostrada no gráfico), a rede de propriedade do Google (Orkut) praticamente estacionou: desde março de 2010, é acessada por cerca de 70% dos usuários conectados à rede. Já rede de Mark Zuckerberg (facebook) pulou de 15,7% no ano passado para 40,8% em 2011, uma alta de 159%. Sendo assim, o Orkut o líder no país em 2010, foi ultrapassado pelo Facebook. Segundo as pesquisas, há uma certa migração de usuários do Orkut para o Facebook. (Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/vida-em-rede).

Analisando o duelo dessas duas redes sociais Orkut X Facebook fiquei me questionando Por que tanto apreço pelas redes sociais virtuais? É claro que entendo que o homem é um animal social e político, sempre foi um ser comunicativo por excelência que cedo demonstrou possuir uma capacidade ilimitada de se relacionar com os outros recorrendo a um conjunto de signos culturais propositadamente concebidos para o efeito. Compreendo também, que o ato de comunicar e o de construir dispositivos com essa intenção são, de fato, características antropológicas verificáveis em todos os povos ao longo dos tempos. Contudo, não entendo a proliferação dessas redes sociais virtuais que a cada dia cresce de forma a impressionar. Daí a pergunta continua a nquietar-me e uma série de questionamentos é por mim levantado: será a “falta de comunidade” na vida real? ou será uma reação contra a decadência das comunidades tradicionais, (se há) motivo este, que se multiplicam e acumulam relacionamentos, buscando-se a salvação nas redes? Ou ainda podemos dizer que temos, hoje, um homem sem vínculos, que, por isso mesmo, precisa conectar-se? Ou é uma questão de pertencimento? Não cheguei a nenhuma conclusão.

Mas, resolvi não me deter muito nos motivos que levam os jovens ao uso dessas comunidades virtuais. E sim,
o que esses jovens estão aprendendo sobre isso na escola. Uma vez que o uso dessas redes sociais em nossas escolas públicas ainda é muito controverso. Enquanto algumas defendem seu uso no contexto escolar, outras proíbem o acesso de suas páginas. O que parece é que nós educadores estamos profundamente mais desconfortáveis no mundo do que nossos educandos estão. Essa questão foi o ponto de partida que me motivou a buscar conhecer melhor sobre essa rede social que mais cresce e a mais acessada pelos novos jovens brasileiros; investigar se o Facebook deve ou não deve ser considerado uma ferramenta válida de aprendizagem; Quais suas potencialidades educativas. A partir desse conhecimento, buscar saber como podemos transformá-lo em um recurso para nossas salas de aula e laboratórios de Informática, ou seja como, nós, educadores, podemos usar esse novo recurso para alcançar nossos objetivos dentro de um processo de aprendizagem.

Considero de extrema relavancia o estudo dessa rede social no campo da educação por trazer a nós professores um melhor entendimento sobre tal ferramenta e com isso podermos aproveitá-la enquanto mídia social na sala de aula de forma positiva e produtiva.

Para desenvolver tal pesquisa convidei a profª Anilza Maciel (colega NTE) que logo analisou a proposta e compartilhou dos objetivos e com muito carinho disponibilizará parte de seu tempo para dedicar a tal estudo.

Aguardem! Em breve apresentaremos a todos os resultados de nossos estudos e nossa proposta de trabalho com foco principal “O uso da mídia social - Facebook como ferramenta de aprendizado em sala de aula”.

Pedimos aqueles que puder contribuir com material sobre o assunto, agradecemos desde já.
Buscamos também parcerias para o desenvolvimento da proposta.

Nota: ComScore é uma empresa de pesquisa de mercado que fornece dados de marketing e serviços para muitas das maiores empresas da Internet.

3 comentários:

  1. As redes sociais atualmente podem ser utilizadas de várias formas, inclusive para fazer a guerra, na verdade ainda há muito o que se pesquisar e conhecer para melhor utilizar, seu trabalho é valioso para que mais tarde possa ser repassado para os professores e alunos, levando a um uso pedagógico.

    ResponderExcluir
  2. Amiga
    Achei a tua intenção de pesquisa excelente, pois precisamos conhecer as potencialidades e possibilidades de uso das redes sociais na educação. Portanto, investigar, pesquisar sobre o facebook, é importante para podermos nos apropriarmos de conhecimentos que nos favoreça a integração das mesmas com êxito na sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. Olá Micheline e Tânia

    Obrigada pelo incentivo. Um grande beijo

    ResponderExcluir