quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Atividades da Unidade 3 - Prática Pedagógica e Mídias Digitais

Queridos cursistas estas são as atividades da unidade 3.
Prof. Maria do Carmo

Atividade 3. 1 - Conhecendo repositórios de material digital - Navegando por vídeos e outras mídias.

1- Visite o Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
2- Vá ao link “Recursos Educacionais” Escolha as categorias que mais interessam a você (Nivel de ensino, componente curricular, tema, tipo de recurso (áudio, vídeo, animação, simulação, imagem, mapa...) etc)
3- Escolha alguns vídeos e animações para assistir, escute alguns dos arquivos de áudio.
4- Faça uma lista com nomes e endereços das coisas interessantes que encontrar.
5- Crie um documento no editor de textos. Coloque como título “Produtos Objetos do Portal do Professor”. Salve em sua pasta com o nome unidade 3_Atividade 3.1.
Visite ainda:
Portal do Professor, Porta Curtas, Youtube, Google vídeos , ou DVDs da TV Escola que estão disponíveis no Linux Educacional. Esta atividade inclui um passeio pelos sites acima citados e outros mais, para explorar o que há em forma de vídeos, arquivos de som e de imagem nesses lugares. Durante a navegação procure também anotar dos endereços das coisas interessantes que encontrar.

Atividade 3.2: Apresentação hipertextual com esboço de atividade utilizando um dos produtos que encontrou.
1. Crie uma apresentação com o título “Proposta de atividade, esboço inicial”.
2. No primeiro slide, coloque um título (pode ser provisório) para a atividade que vai propor. Pode ser baseado no produto em mídia digital que escolheu utilizar.
3. Em um segundo slide, cite o(s) produto(s) em mídia digital que vai utilizar e, a seguir, os outros recursos materiais que podem ser necessários. Não se esqueça de citar onde se encontra(m) o(s) recurso(s) digital(ais) que escolheu.
4. No terceiro slide, faça uma breve descrição da atividade que imaginou. Não deixe de incluir a série ou séries para as quais pode ser proposta a atividade. Junto, faça referência ao que espera que os alunos aprendam com ela. Se ajudar, pode citar os componentes curriculares envolvidos e competências que deve desenvolver. Lembre-se, este é um produto em tópicos, rápido. Apenas cite os requisitos que parecerem mais importantes. Para uma discussão aprofundada, usamos um espaço de textos ou hipertextos.
5. No último slide, insira o produto em mídia digital que pretende usar. Se for muito grande, coloque só um link para ele.
Esta atividade está na pág. 13. Para fazê-la leia as pag. 11 e 12.
Atividade 3.3 - Planejando uma atividade usando mídias digitais
1- Formar grupos de trabalho (dupla)
2- Eleger os temas sobre os quais gostariam de trabalhar
3- Verificar o que pode ser incorporado das atividades apresentadas anteriormente. Ou podem criar uma inteiramente nova.
6- Pesquisar no portal http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ ou http://www.portacurtas.com.br/ atividades desenvolvidas em outras escolas.
4- Descrevam a atividade contemplando os seguintes pontos:
· objetivos de aprendizagem (ao completar a atividade o aluno será capaz de...), isto é liste o que pretende fazer com os alunos o que pretende que os alunos venham a ser capazes de fazer após a atividade ou venham a saber após a atividade)
· As etapas das atividades devem ser claramente definidas;
· Definir e listar os recursos necessários. Eles estão disponíveis para serem usados?
· Quais os pré-requisitos em termos de competência e conhecimentos dos alunos?
· Formas de avaliação: como verificarão se a atividade atingiu seu objetivo?

5) Preparar uma apresentação no impress para socialização da atividade. (os grupos farão análise do trabalho de uma outra dupla. Esta troca deve ser útil para: fazer sugestões que possam melhorar ou ampliar a atividade planejada;
6) Realize a Atividade planejada. (siga as orientações da pag.20.
Veja aqui alguns pontos a serem observados no decorrer da atividade
Qual ou quais são os objetivos de aprendizagem?Em que séries pode ser realizada?Qual ou quais os conteúdos de que trata?É adequada para alguma ou algumas disciplinas em particular? Quais?De quais recursos necessita (podem ser, por exemplo, computadores, Internet, programas de computador, câmera fotográfica, ambiente de edição cooperativa, correio eletrônico...)Que competências, saberes e capacidades precisam ter o professor? E os alunos?


Atividade 3.4: Apresentação das atividades
Cada grupo apresenta para os colegas a sua atividade usando a apresentação criada no Impress. É o momento de analisar com cuidado os trabalhos para diminuir o risco de postar relatos que contenham equívocos ou descrições incompletas das atividades.
Este é um momento para análise e crítica severa. Lembrem-se, é muito melhor ter nossos equívocos e erros apontados pelos amigos do que torná-los públicos. A sugestão que faço é que critiquem carinhosamente, mas sem piedade.
Confúcio, um filósofo e teórico político chinês que viveu cerca de 500 a.C., dizia o seguinte: "Não corrigir falhas é o mesmo que cometer novos erros".
Postar os relatos no Portal do Professor.
(Nem todas as atividades precisam ser postadas neste momento. Aquelas que seus autores entenderem que estão prontas podem ser postadas já no encontro presencial e usadas para mostrar a todos como se faz, tirando dúvidas de quem esteja encontrando dificuldade para fazê-lo. Os que desejarem podem fazer as correções necessárias na escola e postar durante a semana. O importante é que todos saibam como fazê-lo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário