sábado, 31 de outubro de 2009

As Novas Tecnologias Digitais, As Crianças e a Educação

Jamille Galvão
Maria do Carmo Acácio
Marcelo Carvalho
Tânia Sanches

As novas tecnologias digitais são responsáveis por uma verdadeira revolução na sociedade brasileira e, por que não dizer, no mundo inteiro. O acesso à tecnologia é cada dia mais fácil, devido a fatores como preço dos equipamentos, facilidade de uso e sua portabilidade (os equipamentos são cada vez menores).
Hoje, é comum que jovens e crianças manipulem aparelhos celulares, ipod, MP4, MP5 e outros correlatos. Tais equipamentos permitem ao usuário fotografar, criar vídeos, gravar conversas, armazenar músicas, dados etc.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

uso seguro das telas digitais

Confira algumas dicas do uso seguro das telas digitais resultados de uma pesquisa feita pelo Educarede em parceria com a Universidade de Navarra, na Espanha, e a Fundação Telefônica. Este estudo tem como tema "Gerações Interativas: O Uso Responsável das Telas Digitais" que partiu da necessidade de orientar crianças e jovens sobre o uso das telas digitais. CLIQUE AQUI

terça-feira, 13 de outubro de 2009

PROJETO: Vamos Manter a Escola Limpa

O Projeto "Vamos manter a Escola Limpa" da Escola Jorge Lopes Raposo, sob a coordenação das professoras Helionete e Roselene estar indo muito bem. Parabenizo as professoras e os alunos pelas etapas já cumpridas. Sigam em frente! Para ver o que essa turma já fez clique aqui.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

VEJAM A APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DA EE. LAURO SODRÉ QUE PARTICIPAM DO EDUCAREDE COM O PROJETO "ALDEIA CABANA DE CULTURA AMAZÔNICA"

terça-feira, 6 de outubro de 2009

MOMENTOS DE ASSESSORAMENTO ÀS ESCOLAS COM PROJETOS NO EDUCAREDE




ISSO É MUITO BOM!

Estamos com 21 escolas com projetos inscritos no Portal Educarede - Projeto “Minha Terra 2009 – Aprender e Inovar”. Quero aqui parabenizar o engajamento dos professores das Salas de Informática Educativa (SIE), das direções das escolas, dos alunos e de todos os que aceitaram participar do projeto e assim desenvolver novas propostas pedagógicas.
Quero externar minhas alegrias, enquanto professora formadora do NTE Professor Washington Luis Barbosa Lopes (NTE Belém) que esteve presente nesta ação. Ação coletiva da equipe do núcleo, que pesquisou, organizou e realizou a oficina Educarede com finalidade de possibilitar aos participantes, (profº sala de informática) navegarem no portal para conhecerem o canal “aprender em rede – Comunidade virtual”.
Na oficina foi criada a oportunidade para exploração das ferramentas do Portal e em seguida foi lançado o desafio aos participantes para que examinassem os temas e pautas sugeridos pelo Educarede, discutissem com seus alunos e escolhessem qual o tema e pauta trabalhariam. O passo seguinte foi cada professor da SIE postar o projeto no Blog do NTE e a partir deste material as escolas foram distribuídas aos seguintes professores formadores: Rosistela Oliveira, Anilza Brasil e eu, a fim de assessorar esses professores no desenvolvimento de suas propostas.
Fiquei com um grupo de 06 escolas 21 professores, (sendo dez professores SI e 0nze prof. colaboradores). e dei continuidade ao projeto visando a participação no Portal Educarede - Projeto “Minha Terra 2009 – Aprender e Inovar”.
Para assegurar o sucesso do trabalho, iniciei o assessoramento que foi desenvolvido nos seguintes passos:

1. Leitura e análise dos pré-projetos e posteriormente envio por e-mail aos professores autores.
2. visita às escolas para discutir junto aos professores as proposições levantadas por eles (postadas no Blog do NTE) afim de ajudá-los, na sistematização do projeto, deixando-o de acordo com propostas do Educarede.
3. acompanhamento às escolas para novas orientações para acesso e interação no ambiente (Portal Educarede), especificamente na Comunidade Minha Terra 2009.
4. conversa com a direção / vice-direção para esclarecer e solicitar apoio para o desenvolvimento das atividades do projeto dentro da escola.
5. postagem do projeto no Portal Educarede.
6. realização de oficina de produção textual (dicas de redação e reportagem) para alunos do projeto da escola Jorge Raposo (Esta ação foi solicitada especialmente por esta escola).

Em toda essa trajetória muitas coisas me deixaram feliz e otimista, como exemplo posso citar:

 que muitos professores movidos por uma grande força de vontade superaram limitações e barreiras do cotidiano escolar e se engajaram no processo por perceberem a validade da experiência e a oportunidade de um trabalho inovador;
 a compreensão dos professores e gestores de que o trabalho do Educarede proporciona/proporcionará a utilização adequada das tecnologias e ferramentas da WEB que estão no cotidiano escolar e principalmente dos alunos .
 a aproximação do NTE das escolas a partir de um trabalho colaborativo e que conta com o envolvimento dos alunos.
 conhecer e contribuir com o desenvolvimento dos projetos das 06 escolas que assessorei e venho assessorando até então. São elas:
01-EE.Magalhaes Barata
Projeto: A Língua Parauara e sua influência no processo de formação da Lingua Portuguesa e sua importância no falar dos paraenses como parte da cultura.
Coordenado por: Prof. Ademildes (SI) Alzira (Lingua Portuguesa)
02-EE Jorge Lopes Raposo
Projeto: Vamos Manter Nossa Escola Limpa
Coordenado por: Prof. Helionete e Profª Roselene
03-EE Lauro Sodré
Projeto: Aldeia Cabana de Cultura Amazônica Davi Miguel
coordenado por: prof. Ezequias e Roa Lia
04-EE.Augusto Montenegro
Projeto: Pequenos Ambientalistas Amazônicos: construindo um ambiente melhor.
Coordenado por: profº Sanches
05- EE.Eunice Weaver
Projeto: Cidadania em Construção
Coordenado por: profª Joseane
06-Instituto Estadual de Educação do Pará-IEEP
Projeto: Cinema, Cultura e Escola
Coodenado por: Prof. Lucia Andrade, Lucia Queiroz e Mercedes.
Portanto, esses educadores merecem atenção especial, por compreenderem que participar dessa comunidade virtual de aprendizagem é aderir a uma forma de trabalho, de se apropriar de ferramentas que a internet disponibiliza e construção de um novo padrão de ensino-aprendizagem pautado na autoria e co-autoria de professores, alunos e demais integrantes da comunidade virtual. A todos os que chegaram até aqui, meus sinceros agradecimentos, vocês tornaram meu trabalho mais instigante.
Texto postado no Blog do Nucleo de Tecnologia Educacional (NTE-Belém)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ENCONTRO REGIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES /MULTIPLICADORES-PROINFO INTEGRADO REGIÃO NORTE PARA O CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS (40HS)

Nos dias 16, 17 e 18 de Setembro 2009 aconteceu em nossa cidade, no Hilton Hotel, o Encontro dos Formadores/Multiplicadores do Proinfo Integrado, organizado pelo MEC/ SEED/Proinfo Integrado, SEDUC/ SAEN / DEDIC/ CTAE, que teve como foco principal discutir sobre Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo – PITEC, bem como sua elaboração, tendo como mediadoras: Lia Cavellucci, Stela Cunha, Carmem Prata, e Vera, integrantes da equipe do MEC/SEED.
O encontro reuniu todos os estados da Região Norte: Acre, Amazonas, Rondônia, Amapá, Roraima, Tocantins e Pará.
O NTE – Belém –Professor Washington Luis Barbosa foi representado pelas Professoras Multiplicadoras Maria do Carmo Acácio e Rosistela Oliveira e o coordenador Marcelo Carvalho os quais serão responsáveis pela disseminação das informações e das atividades desenvolvidas no encontro aos demais colegas do Núcleo, a fim de que todos possam se apropriar da proposta do curso “Elaboração de Projetos (40h)”.
A programação do encontro, que reuniu aproximadamente 150 Formadores, foi composta por palestras, oficinas e discussões sobre as atribuições dos Formadores para a sistematização das atividades propostas do curso, junto aos professores da rede pública, além de orientações para a utilização do novo ambiente virtual de aprendizagem disponibilizado em rede no Portal do Professor.
Este curso “Elaboração de Projetos Integrado de Tecnologias no Currículo tem carga horária de 40h e tem como público alvo professores e gestores de escolas da rede pública, e está estruturado da seguinte forma:
Duração: 8 a 10 semanas
Carga horária: 40h ( 3 encontros presenciais de 4h = 12h + 28h distância)
Eixo 1: Presencial 4h + três semanas distância
Eixo 2: Presencial 4h + três semanas distância
Eixo 3: Presencial 4h + duas semanas distância
Locais dos encontros presenciais: na escola. Número de cursistas por turma: 20

Observa-se que este curso traz um grande diferencial em relação aos promovidos pelo NTE, até então, uma vez que acontecerá nas escolas que disponbiliza de laboratórios e os professores cursistas terão a oportunidade de aliar a teoria e a prática ainda em formação. Ou seja, o projeto elaborado em curso nos momentos presenciais será desenvolvido junto a seus alunos, considerando, a série e sua realidade na escola. Dssa forma, o curso "Elaboração de Projetos - 40h" desenvolve-se com base entre a prática pedagógica com o uso de tecnologias, a realidade da escola e o contexto de sala de aula e a reflexão sobre a prática com integração das TIC no currículo das distintas áreas de conhecimento.
O NTE-Belém prevê este curso para acontecer ainda este ano. No primeiro momento, pretende-se atender 120 cursistas (entre professores e gestores). tendo como critério de seleção por turno dois professores, um técnico e o professor de laboratório.
A avaliação que fazemos da oficina é que foi ótima no que se refere a metodologia utilizada pelas professoras mediadoras Lia Cavellucci, que apresentou com bastante clareza e objetividade os conteúdos sobre metodologias de projetos, concepções de currículo, conceitos e estrutura do curso “Elaboração de Projetos”. Vera e Stella Cunha, que conduziram com brilhantismo o evento contribuindo assim para a construção de um ambiente de aprendizado e descontração, oportunizando de uma maneira bem dinâmica vivenciar o curso através de oficinas, planejar propostas de atividades que pudessem ser aplicadas aos cursistas em cada eixo de estudo e prática do curso.

O Computador e a internet: propostas metodológicas

Com a Internet podemos modificar mais facilmente a forma de ensinar e aprender tanto nos cursos presenciais como nos a distância. São muitos os caminhos, que dependerão da situação concreta em que o professor se encontrar: número de alunos, tecnologias disponíveis, duração das aulas, quantidade total de aulas que o professor dá por semana, apoio institucional. Alguns parecem ser, atualmente, mais viáveis e produtivos. Veja as sugestões dadas por José Manuel Moram.

1) No começo deve-se procurar estabelecer uma relação empática com os alunos, procurando conhecê-los, fazendo um mapeamento dos seus interesses, formação e perspectivas futuras. A preocupação com os alunos, a forma de relacionar-nos com eles é fundamental para o sucesso pedagógico. Os alunos captam se o professor gosta de ensinar e principalmente se gosta deles e isso facilita a sua prontidão para aprender.

2) Para Moran vale a pena descobrir as competências dos alunos que temos em cada classe, que contribuições podem dar ao nosso curso. Não vamos impor um projeto fechado de curso, mas um programa com as grandes diretrizes delineadas e onde vamos construindo caminhos de aprendizagem em cada etapa, estando atentos - professor e alunos - para avançar da forma mais rica possível em cada momento

3) É importante mostrar aos alunos o que vamos ganhar ao longo do semestre, por que vale a pena estarmos juntos. Procurar motivá-los para aprender, para avançar, para a importância da sua participação, para o processo de aula-pesquisa e para as tecnologias que iremos utilizar, entre elas a Internet.

4) O professor pode criar uma página pessoal na Internet, como espaço virtual de encontro e divulgação, um lugar de referência para cada matéria e para cada aluno. Essa página pode ampliar o alcance do trabalho do professor, de divulgação de suas idéias e propostas, de contato com pessoas fora da universidade ou escola. Num primeiro momento a página pessoal é importante como referência virtual, como ponto de encontro permanente entre ele e os alunos. A página pode ser aberta a qualquer pessoa ou só para os alunos, dependerá de cada situação. O importante é que professor e alunos tenham um espaço, além do presencial, de encontro e visibilização virtual.

Segundo Moran, hoje começamos a ter acesso a programas que facilitam a criação de ambientes virtuais, que colocam alunos e professores juntos na Internet. Programas como o Eureka da PUC de Curitiba, o LearningSpace da Lotus-IBM, o WEBCT, o Aulanet da PUC do Rio de Janeiro, o FirstClass, o Universite, Blacboard e outros semelhantes permitem que o Professor disponibilize o seu curso, oriente as atividades dos alunos, e que estes criem suas páginas, participem de pesquisa em grupos, discutam assuntos em fóruns ou chats. O curso pode ser construído aos poucos, as interações ficam registradas, as entradas e saídas dos alunos monitoradas. O papel do professor se amplia significativamente. Do informador, que dita conteúdo, se transforma em orientador de aprendizagem, em gerenciador de pesquisa e comunicação, dentro e fora da sala de aula, de um processo que caminha para ser semi-presencial, aproveitando o melhor do que podemos fazer na sala de aula e no ambiente virtual.

O professor, tendo uma visão pedagógica inovadora, aberta, que pressupõe a participação dos alunos, pode utilizar algumas ferramentas simples da Internet para melhorar a interação presencial-virtual entre todos.

Sobre a Lista eletrônica Moran enfatiza que:

1) O professor deve proporcionar todos os alunos o domínio das ferramentas da WEB, que aprendam a navegar e que todos tenham seu endereço eletrônico (e-mail). Com os e-mails de todos criar uma lista interna de cada turma.

2) A lista eletrônica interna ajuda a criar uma conexão virtual permanente entre o professor e os alunos, a levar informações importantes para o grupo, orientação bibliográfica, de pesquisa, a dirimir dúvidas, a trocarmos sugestões, envio de textos, de trabalhos.

Para o autor a lista eletrônica é um novo campo de interação que se acrescenta ao que começa na sala de aula, no contato físico e que depende dele. Se houver interação real na sala, a lista acrescenta uma nova dimensão, mais rica. Se no presencial houver pouca interação, provavelmente também não a haverá no virtual.

Referencias

MORAN, José Manuel. Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância Publicado no livro Avaliando a Educação Ambiental no Brasil, organizado por Rachel Trajber e Larissa Barbosa da Costa. São Paulo: Peirópolis – ECOAR, 2001, páginas 99-138.

ENCONTRO REGIONAL DE FORMAÇÃO DOS FORMADORES/MULTIPLICADORES – PROINFO INTEGRADO REGIÃO NORTE PARA O CURSO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS (40H)