terça-feira, 30 de junho de 2009

ENCERRAMENTO DA 2ª TURMA DE 2009 DO CURSO "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS-NTE-BELÉM.

Os alunos/professores socializam entre si suas propostas de integração das Novas Tecnologias-TICs aos conteúdos de aprendizagem.
Após a socialização dos projetos, comemorações com um clima não de despedida, mas de um até breve, e com a certeza de que aqui construiram bons laços de amizade.



  • Foi realizada uma avaliação final: Curso, professor e auto avaliação. Nesta, procurou-se colher subsídios para o aperfeiçoamento dos próximos cursos, obtendo-se indicações dos alunos em relação aos aspectos positivos e negativos do curso realizado e a influência do mesmo no desempenho profissional.
  • Entre os aspectos positivos ressalta-se que houve uma concentração de indicações em torno dos seguintes itens: -Incluir em suas atividades pedagógicas, sempre que for possível, o uso do computador. -Propiciar a interação do aluno com a máquina, de forma a facilitar a compreensão dos conteúdos de sua disciplina. -Dar continuidade a implementação do Blog, visualindo-o como parte de uma crescente conjunção de ferramentas de comunicação pessoal e de informação bem como excelente prática de intervenção pedagógica e também um domínio de estudo e investigação. -Reconhecimento sobre a influência do Curso em seu desempenho profissional, tendo como destaque: 1) ampliação de oportunidades de utilização de tecnologia para fins didático-pedagógicos; 2)ampliação dos conhecimentos;
  • Os aspectos negativos estavam relacionados ao fato de o curso não oportunizar a técnicos atuarem como facilitador nas salas de informática, oportunizando apenas para professor. Outro foi a expressaão de sentimento de frustração no que diz respeito a falta de apoio para o desenvolvimento de seus projetos envolvendo a sala de informática que, muitas vezes são desistimulados a colocá-los em prática, uma vez que, para o bom uso dessas tecnologias na escola não depende apenas do professor.
  • Os dados e as indicações obtidos nesse processo avaliativo constituem elementos fundamentais para refletirmos sobre as programações de nossos cursos futuros.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Olá pessoal

Estamos quase chegando ao final de nosso curso. Aproveito para felicitá-los por seus esforços realizados para chegar até aqui, demonstrando superação nas dificuldades advindas do pouco tempo, excesso de tarefas, problemas pessoais ou até mesmo da interação com o computador. Pois é comum termos medo do novo, temermos a mudar, o que não é o caso de vocês.
É muito importante percebermos que o mundo, muda muito rapidamente e a escola se não mudar junto, ela perde sua utilidade, então o professor que tem medo pode perder sua utilidade. Não quero dizer com isso que a tecnologia, computador, internet possa substituí-lo, uma vez que a função do professor é sagrado, mas a própria atividade do educador também se transforma. Por isso, hoje, se fala em professor facilitador, orientador da aprendizagem.
Somos conscientes de que nossas Crianças e adolescentes, estão pessoas mais antenadas a velocidade das informações. Se o professor não trazer a vida cotidiana, ou seja, esse mundo da mídia para dentro da escola é possível que esses alunos desistam desses professores, abandonam a escola por achar um ambiente chato, longe de sua realidade. Dessa forma se a escola não se aproximar da vida dessas pessoas, será muito difícil avançar na missão educacional.
Usar mídia na educação é uma forma muito eficaz de aproximar a vida cotidiana desses jovens, entendendo que a escola não só estar trazendo o mundo, amplo e vasto que existe por aí mas também pode proporcionar a seus alunos serem produtores de mídia, usando um site um blog, fazendo um livro. Este aluno criador é um aluno do século XXI.
De um modo geral considero os resultados deste curso muito positivo, pelo fato de as experiências desenvolvidas terem demonstradas, de forma análoga ao registrado na literatura disponível, que todos vocês estão abertos para novas discussões relativas a sua formação profissional e à revisão de seu papel formador junto aos alunos, valorizando a integração das novas tecnologias em seu fazer pedagógico , com propósitos bem definidos, é claro, um objetivo de aprendizagem para o uso dessa tecnologia.
Tenho grande confiança que essas experiências serão estendidas as salas de aula de forma despreconceituosa, assim como aconteceu no curso, no momento em que todos se ajudavam naquilo em que encontrava dificuldades, e assim todos aprendiam e todos ensinavam. Somente assim, avançaremos nesse processo complexo, que é introduzir as tecnologias de informação e comunicação na escola.

Projetos envolvendo o uso das ferramentas do BotoSetLinux e da Internet

Propiciar a reflexão sobre a identidade do professor e sobre a necessidade de aprendizagem contínua, bem como experiência e reflexão sobre a utilização das ferramentas do BotoSetlinux como instrumento pedagógico, foi o foco principal do Curso de “Tecnologia Aplicada à educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs”, promovido pelo NTE-Belém no período de 24 de Abril a 30 de Junho de 2009.

Veja a sintese de alguns dos projetos de ensino e aprendizagem envolvendo o uso das TICs, elaborados pelos professores durante a formação.

  • PROJETO: MÚSICA CULTURA E MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS: Uma alternativa para o trabalho de resgate de cultura e desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
    Professoras: Maria de Fátima Ribeiro da Rocha / Roselene Trindade Vale
    Este projeto, voltado para o 1º Ano do ensino médio consiste em oferecer um novo enfoque aos estudos de Língua portuguesa, no qual se discute uma proposta de trabalho que favorecerá um olhar diferenciado sobre a cultura paraense através da leitura, da audição e da interpretação de músicas, especificamente, letras com temáticas regionais. Assim, este estudo “Um pouco do Pará por meio de músicas regionais”, tem como finalidade propor um resgate da cultura local, visando também, desenvolver o hábito de leitura e produção de texto, a fim de que se possa vencer um dos maiores desafios enfrentados pelos professores, que é tentar amenizar às dificuldades de leitura em uma parcela significativa dos alunos. Para viabilizar sua aplicação utilizaremos várias músicas e leitura de contos e lendas que tratem da cultura regional com a medição das tecnologias: computador e internet.
  • PROJETO: A belle -époque em Belém: construções que marcaram época.
    AUTORAS:
    Maria do Socorro Cunha / Estefania Silva / Nazaré Tavares
    PÚBLICO ALVO: alunos da 1ª série do ensino médio
    O projeto “Belém da belle - époque: as construções que marcaram época” tem como meta proporcionar aos alunos a oportunidade de resgatar o conhecimento sobre uma época muito importante que traz uma rica história da nossa cidade, bem como a valorização do patrimônio público e sua conseqüente preservação. O resultado desta pesquisa será construída uma revista eletrônica, a fim de servir como fonte de pesquisa para estudantes interessados na história da cidade e para a comunidade regional.
  • PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: CONHECIMETO CULTURAL ATRAVÉS DAS TIC’S: açaí, do plantio ao consumo
    Professores:
    Amarildo Silva da Costa / Cléia Maria Queiroz Lima
    Com este projeto, pretende-se levar os alunos a realizar uma pesquisa sobre o percurso do açaí, tendo em vista sua relação com o desenvolvimento das tecnologias em seu trajeto de mercado, seja no plantio e colheita, transporte, beneficiamento, etc. O presente projeto possui uma relação direta com questões culturais, sociais, econômica, geográfica, histórica, e entre outros fatores que dizem respeito não apenas à valorização da cultura regional, mas que perpassa pelos demais elementos que envolvem uma divergência existente entre o costume regional sobre o consumo e o conhecimento sobre o produto, como por exemplo a dicotomia da população urbana e rural. Para a realização deste projeto é necessário a realização de pesquisa na internet, em livros, periódicos, criação de slides de apresentação gráfica, trocas de experiências com os colegas e professores e entrevistas com pessoas que trabalham diretamente com tal atividade. O resultado será uma apresentação no editor de apresentação e posteriormente em um blog criado pelos próprios alunos, para compartilhar as experiências obtidas entre as equipes e professores durante a pesquisa, enfatizando a idéia e a criação de um documentário sobre o tema
    .
  • PROJETO: Relatos e Imagens dos Bairros de Belém
    Professora:
    Ana Célia do Nascimento Morais
    Publico alvo: Alunos da 6ª série do Ensino Fundamental
  • Este Projeto Pedagógico “Relatos e Imagens dos Bairros de Belém”, tem como propósito principal resignificar as atividades curriculares da disciplina história no sentido de incorporá-la ao contexto sócio-econômico e cultural de alunos que cursam o Ensino Fundamental atendidos pela Rede Estadual de Ensino. Esse projeto está centrado no resgate da História do Bairro recorrendo-se à memória de antigos moradores, objetivando compor um quadro inicial sobre as origens históricas e realidade sócio-cultural. Um outro objetivo desta proposta é dinamizar o processo ensino-aprendizagem da História através do uso do computador com as ferramentas do Softwer “BotoSetLinux e internet como ferramenta de pesquisa, organização e divulgação do saber escolar produzido no cotidiano de sala de aula.
  • PROJETO: O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COM A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS: Um trabalho com o gênero textual Lendas
    Professoras: Dinamara Alves /Raquel Gomes
    Pretendemos com este projeto tornar mais dinâmica as aulas de Lingua Portuguesa através de atividades propostas com o gênero textual “Lendas” cujo aluno estará sempre envolvido na construção dos conhecimentos, uma vez que, o ensino de Língua Portuguesa é fundamental para a formação dos alunos, pois abrange conteúdos significativos para a vida cotidiana dentro e fora da escola, como saber ouvir, falar, ler e escrever. O presente projeto tem como objetivo geral: contribuir de forma qualitativa para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa nas turmas de 5ª série por meio de estratégias metodológicas diversificadas e de recursos disponibilizados pelas novas tecnologias, e como objetivos específicos: levar os alunos a compreensão da importância do ensino da leitura e da escrita para o seu desenvolvimento pessoal, escolar e profissional; propor atividades que despertem no aluno o interesse e o gosto pelos conteúdos das lendas de nossa região; valorizar a cultura regional como reconhecimento da identidade cultural.
  • PROJETO: Lendas e Mitos: Uma Proposta Para o Ensino da Leitura e da Escrita
    PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental de 5° a 8° séries da EEEFM “MAESTRO WALDEMAR HENRIQUE” e EEEFM “MARIA GABRIELA.
    Professoras envolvidas : Clarice C.Moreira / Irliana M.M.Menezes
    O presente projeto “Lendas e Mitos” apresenta a oportunidade de despertar no aluno o interesse pela leitura e escrita de sua própria realidade, uma vez que o povo paraense trás consigo costumes que passam de geração em geração e que da mesma forma que encantam, pelo lado sobrenatural que costumam possuir, também causam medo em muitos. Assim apostamos na curiosidade que sempre foi e ainda é um dos métodos mais fundamentais a serem adotados nas escolas para o melhor aprendizado do aluno. Portanto é nesta perspectiva que este projeto através da leitura de lendas, especificamente, da Amazônia paraense. possa contribuir para amenizar a deficiência da leitura no ensino fundamental que é um dos problemas mais críticos em nossas escolas. Este projeto busca através das lendas envolver o uso das novas tecnologias, capazes de desenvolver e aprimorar a aprendizagem dos alunos na leitura e na escrita que é o ponto crucial para o desempenho satisfatório das demais disciplinas.
  • PROJETO: RESGATANDO TRADIÇOES POPULARES ATRAVÉS DAS LENDAS
    Professora:
    Josenilta Moutinho
    Este projeto tem como principal objetivo proporcionar ajuda aos alunos a perceberem que as manifestações culturais sempre fizeram parte da vida em sociedade; e que nos dias atuais dispomos de mais instrumentos (computador e internet) que nos favorecem a preservação do suporte físico da memória cultural.
  • O JORNAL TEMÁTICO NA ESCOLA: uma possibilidade de construir conhecimento
    Professoras: Roselene Baia Farias /Sueli Tomkewitz da Silva
    A escola, como toda instituição, é um estabelecimento relativamente fechado e nela os alunos recebem ou deveriam receber instrução e informação ,um dos principais papeis do professor seria pois,o de estabelecer laços entre a escola e a sociedade. É nesse sentido que elaboramos esse projeto que tem a finalidade não só de fornecer informação, mas, principalmente, promover a sua recepção critica. Para essa realização será incorporado os meios de comunicação na escola, essencial para uma educação comprometida com a democracia.
  • PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO BOTOSETLINUX.
    Professora
    Roxana Dias Alves
    Utilizar a Sala de Informática no processo de ensino-aprendizagem para favorecer aos alunos a compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação, considerando a linguagem como fonte de legitimação de acordos e condutas sociais como representação simbólica de experiências humanas manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social.