quinta-feira, 29 de abril de 2010

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇAO _ 1ª Turma 1º Sem 2010

Objetivo: O Curso "Tecnologias na Educação:Ensinando e Aprendendo com as TIC" tem como objetivo: Oferecer subsídios teórico-metodológicos-práticos para que o professor:
- conheça/compreenda o potencial pedagógico de recursos das TIC;
- planeje estratégias de ensino e aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade, à resolução de problemas e ao desenvolvimento das competências, habilidades e conhecimentos esperados em cada nível/série;
- utilize as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.





Ao final deste Curso o participante (professores e técnicos) deverá ser capaz de perceber o papel das tecnologias de comunicação e informação em todos os setores da cultura contemporânea e de situar sua importância para a educação.

sábado, 24 de abril de 2010

1ª REUNIÃO DE TRABALHO COM OS PROF. SIE em 16/04/2010




Para o aluno, o conhecimento necessário é aquele que o “ajudará a obter mais conhecimento” (Papert, 1994; 79, 125) e cabe à escola através dos vários meios de que pode dispor, proporcionar-lhe este conhecimento.

O Núcleo de Tecnologia Educacional Prof. Washington L. B. Lopes, que tem dentre suas principais atribuições formar e assessorar os professores da SEDUC no processo de desenvolvimento de suas atividades com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), agradece a participação de todos os que se fizeram presentes na “1ª Reunião de Trabalho com os professores das Salas de Informática Educativa”das escolas pertencentes às USE 1, 2, 6, 8, 9, 10, 11, 12 e 13, ocorrido na última sexta-feira dia 16/04/2010.
Esta primeira reunião do ano teve como pontos fortes a socialização dos planos de ação e dos projetos de professores lotados nas salas de informática educativa (SIE) dessas USE, bem como a troca de experiências, buscando dar visibilidade ao trabalho a ser implementado nesse primeiro semestre de 2010 no âmbito das SIE. A Reunião também contribuiu para incentivar práticas colaborativas entre as escolas ligadas a este NTE, proporcionando crescimento coletivo e incentivo para continuarmos nossa caminhada de integração efetiva das TIC nas escolas públicas.
A tarefa de assessoramento das/nas escolas, agora por nós retomada, é uma das principais atividades dos formadores que fazem parte do NTE – Washington Luís Barbosa Lopes...Leia mais

Sobre Internet Segura

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a maneira como as pessoas vivem – como aprendem, trabalham, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como com as organizações.
A par de todas as possibilidades e benefícios da utilização das TIC, nomeadamente no acesso ao conhecimento, na colaboração entre pessoas e organizações, na inclusão social e na criação de riqueza, é necessário assegurar, como para qualquer outro meio de interacção, mecanismos e estratégias apropriados para minimização de eventuais abusos ou ilegalidades que ocorram com a utilização destas tecnologias...
CLIQUE AQUI