domingo, 21 de março de 2010

Seminário “Tecnologias na Educação: novas práticas, novos olhares”


o Núcleo de Tecnologia Educacional Prof. Washington Luis (NTE-Belém), em parceria com as Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), em especial de suas diretorias DEDIC (Diretoria de Educação para a Diversidade, Inclusão e Cidadania), DITEC (Diretoria de Tecnologia) e da CTAE (Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação). Contando também com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT) e UFPAa, realizou o Seminário “Tecnologias na Educação: novas práticas, novos olhares" no Auditório da Estação Gasômetro, à Avenida Magalhães Barata, (Antiga casa do governador), que teve como objetivo debater a formação dos professores e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem.
É uma grande satisfação falar do nosso evento que foi um grande sucesso e contou com a presença de mais de 250 pessoas, que puderam tirar suas dúvidas sobre educação à distância, formação de professores, tecnologias e projetos pedagógicos e ainda as novas ações do NTE.
Observa-se que todo o empenho do Núcleo de Tecnologia Prof. Washington Luis, representado por Marcelo Carvalho é uma estratégia que promove maior interação entre os profissionais da educação e o núcleo a partir de esclarecimentos, durante o evento, dados pelos palestrantes que foram pessoas altamente qualificadas para discutirem os assuntos e com isso aumentar o acesso desses educadores aos processos de formação e evitar que os professores deixem paradas as tecnologias existentes em suas escolas, ou busquem explorar todo o potencial que a tecnologia oferece, inserindo-a em seu trabalho. É só a partir do momento em que incorporamos as novas mídias que valorizamos seu uso, dizem os especialistas.
Veja a programação do evento.

sábado, 13 de março de 2010

ATENÇÃO PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DO MINHA TERRA 2009!
Concurso educativo dirigido a centros escolares do mundo
inteiro
Compartilhe seu projeto com educadores e estudantes de vários países e ganhe prêmio

Neste Concurso, professores e estudantes de todo o país que realizam projetos pedagógicos com o uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação em suas escolas podem ter o seu trabalho reconhecido internacionalmente e ainda ganhar prêmios!

São notebooks, table PC, jogos digitais multimídia, aparelho de MP4 eleitor de ebook para alunos e professores, além de lousas digitais e projetores para a escola a qual o premiado pertence.

As inscrições já estão abertas e vão até 16 de abril. Quem participou do Minha Terra 2009 tem grandes chances porque a temática do concurso é a mesma do que foi promovido no projeto, ou seja, o(s) trabalho (s) desenvolvido(s) pela(s) sua(s) equipe(s) de reportagem pode(m) ser apresentado(s).

Para participar e saber mais sobre o Concurso Internacional EducaRede clique aqui.

quinta-feira, 11 de março de 2010

A Produção de Brinquedos Educativos Feito com Miriti e sua utilização no ensino de ciências

Conheçam o trabalho da Escola Estadual Joaquim Viana (Ananindeua) que está participando da Feira Brasileira de Ciencias e Engenharia-FEBRACE, e concorre com mais 280 projetos.
Ao assistir ao video, não deixe de votar, pois além de tornar o grupo vencedor, estimulará o uso saudável da tecnologia.


Para votar neste trabalho basta clicar no link:
http://febrace.org.br/virtual/EXA/211/

Este trabalho desenvolvido pelos alunos da escola pública Joaquim Viana, orientado pela profª Ângela Costa Santa Brigida, mostra um bom exemplo de uso das novas tecnologias em contexto educativo, tornando muito claro e visível que a apropriação destes instrumentos pode ser benéfica se soubermos adaptá-los ao desenvolvimento da competência comunicativa que nos propomos desenvolver com os nossos alunos. Parabéns aos alunos, a profª Angela e a escola Joaquim Viana.
Leia sobre o projeto
Foram construídos brinquedos educativos que servirão como instrumentos complementares nas aulas de Física, Química e Biologia utilizando-se como matéria-prima o Miriti (Mauritia Flexuosa), que pode ser adquirido com facilidade na capital - Belém..Leia mais

terça-feira, 2 de março de 2010

A causa da falta de motivaçao nas escolas

Por que será que existe indisciplina, stress, desinteresse, conflitos, falta de entreajuda, desrespeito, apatia, violência... nas escolas? O que estará na raiz da nossa motivação para aprender? O que nos leva a estar motivados para aprender determinados assuntos ou conteúdos e a não estarmos nada motivados para outras matérias? Para os especialistas, esses comportamentos pertubadores ou inadequados em sala de aula não são de fato, o problema. São apenas consequências da FALTA DE MOTIVAÇÃO. Na opinião dos estudiosos não é possível um professor motivar todos os alunos. Mas, com algumas mudanças metodológicas ou com a aquisição de novas competências por parte do professor, este poderá motivar um maior número de alunos dentro da sala de aula. Mas, afinal: como fazer isso? Que competências tem de ter um professor para exercer este tipo de influência? Como aumentar o sucesso escolar? Estas são as questões debatidas nos vídeos abaixo. Achei-os bastante interessantes. Algumas questões nos faz refletir sobre determinados COMPORTAMENTOS que são necessários aprender, desenvolver ou aperfeiçoar para sermos professores de sucesso. Compreende-se que diversos fatores são reunidos para amenizar a problemática da falta de motivação tais como, por exemplo: o envolvimento da família na educação escolar do aluno que faz toda a diferença na mudança positiva de comportamentos e na manutenção dessa mudança, bem como a inovação no tratamento dos asuntos. Devido ótimas reflexões que os vídeos pode nos levar, resolvi aqui compartilhar. A final o problema da desmotivação é freqüentemente observado em salas de aula por isso, é de fundamental importância que se reflita sobre o tema. Clique nos links abaixo para sssistir aos vídeos e confira.

A causa da falta de motivação nas escolas

O que motiva, realmente, os alunos a aprenderem (parte 2)

Motivacao Escolar - O aluno como ator no processo ensino aprendizagem

Video aula: motivação alunos em sala de aula

As crianças de hoje são mais inteligentes?

Essa pergunta precisa ser respondida com bastante cuidado. Primeiramente, ninguém é inteligente, pois a inteligência é uma faculdade e não uma condição. A inteligência forma-se como resposta a estímulos e as crianças de hoje (…) Leia mais