quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Projetos Finalizados do "Minha Terra 2009"



Quanto mais difícil a tarefa, mais satisfação ao vê-la finalizada.

É com muito prazer afirmar que os projetos participantes do "Minha Terra 2009" renderam bons frutos e 98% desses projetos foram finalizados. A satisfação é grande, porque nem todas as escolas participantes apresentavam as condições favoráveis para o cumprimento de suas atividades e no entanto tiveram seus projetos finalizados com sucesso. Isso tudo só aconteceu porque todos (professores, alunos e colaboradores) acreditaram no seu potencial, colaboraram com os colegas, empenharam-se nas suas propostas, e conseguiram finalizar todas.

Parabéns a todos pelos desafios vencidos. Todavia foi só uma paradinha para reanimar e recuperar as energias. Tudo indica que a continuidade em 2010 promovida pelo Educarede já tem nome "Minha escola é notícia", pois, como se diz, “ações bem sucedidas na escola não devem parar, a continuidade destas é o que realmente dará voz e vez ao protagonismo dos alunos e às mudanças que realmente desejamos nas ações cotidianas de todos os envolvidos”.
Concordo com o professor Cavalcante – ex-coordenador do PROINFO e CETAE quando, referindo aos cursos promovidos pelos NTE, afirma que possibilitar cursos que favorecem o acesso a troca entre professores em um momento de formação sobre as possibilidades de uso das tecnologias são extremamente importantes e necessários para o avanço das tecnologias aplicadas na educação, mas nem sempre são suficientes em termos de propiciar mudanças reais no contexto da prática do professor. Compreende-se que a questão não está apenas no acesso ou ter conhecimento dos recursos tecnológicos e de possibilidades de aplicação desses recursos e sim estender essa formação para momentos de experimentação em um contexto pedagógico. E é esta a nova política de formação e assessoramento do nosso NTE, sob a coordenação do prof. Marcelo Carvalho. Tal política é a partir das formações promovidas no núcleo, levar o professor a exploração pedagógica das ferramentas em beneficio do projeto pedagógico e não só pessoal.
Na opinião da pesquisadora da Universidade de Navarra Charo Sábada os professores mesmo com todas as dificuldades não podem dizer não a essa formação porque senão eles estão brincando com a educação do cidadão do presente e do futuro.
Âmbar de Barros, coordenadora do escritório da UNESCO em São Paulo, reforça que aderir essa formação não depende de vocação e sim da responsabilidade que o professor tem de formar seres humanos dignos, inteiros e íntegros que só se dar através de transmissão de valores e da ética, além de formar seres capazes de pensar por conta própria. Âmbar reconhece que isso é muito mais difícil do que formar repetidores, memorizadores de fórmulas, datas ou eventos. Mas garante que para uma mudança mais rápida talvez com o uso das tecnologias se consiga acelerar esse processo de formar e educar esse cidadão.
Estamos contentes com o nosso público participante nessa jornada do "Minha Terra 2009" e esperamos que em 2010 mais escolas e professores possam engajar-se às novas propostas de formação do nosso NTE, pela oportunidade da mesma proporcioná-los a experimentar através de uma proposta que se aproveita por um lado de ferramentas tais como Twiter, youtube, chats, diário de bordo, postagem de arquivos no formato texto, imagem, mapa interativo, vídeo, e outras formas de interação na rede e por outro a articulação de tudo isso a um projeto interno da comunidade, mas sem perder a articulação com o currículo escolar, a ao mesmo tempo proporcionar aos seus alunos participantes a se tornarem cada vez mais sujeitos no ambiente virtual. Digo, não só no ambiente virtual, como também no seu ambiente real: sala de aula, escola e comunidade em volta.
Feliz 2010. Que todos tenham um ano novo repleto de sonhos para serem realizados.
Maria do Carmo Acácio

Formação de professores para a utilização das TIC

Nós do NTE Prof. Washington Luis - NTE Belém, com o apoio da SEDUC/CTAE empreendemos esforços para consolidar o Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional do Governo Federal) no Pará, através da disseminação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas da rede estadual.
Para tanto um conjunto de ações estamos desenvolvendo no âmbito da formação continuada dos professores, bem como nas próprias escolas. Entre tantas ações ocorridas já neste ano de 2010, mais duas ações voltadas para os professores de escolas sob jurisdição da USE 2, se desenvolvem fora do NTE, estas têm como espaço as escolas: EE. José Alves maia na qual ocorre a “Formação de professores para a utilização dos recursos de pesquisa, de publicação e de comunicação do Portal Educarede” que tem como objetivo proporcionar aos professores conhecimento sobre o portal Educarede, suas ferramentas de pesquisa, publicação e comunicação, refletindo sobre as possibilidades de uso desse ambiente com os alunos. E a outra escola que serve de palco para as formações é a EE Acyr de Jesus Barros, nesta acontece a Oficina “Conhecendo o BotoSet Linux” que tem como finalidade propiciar aos professores participantes a apropriação de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC na plataforma BotoSet Linux, bem como refletir sobre propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos a partir do conhecimento obtido na Oficina e da vivência através de atividades com os recursos básicos do BotoSet e internet. Ambas formações foram ministradas por mim enquanto Formadora/Multiplicadora do PROINFO.

Conheça um pouco sobre essas duas formações:

1) Formação de professores para a utilização dos recursos de pesquisa, de publicação e de comunicação do Portal Educarede.

1º Encontro

 Neste encontro houve apresentação da proposta do mini curso; cadastro dos participantes no Portal Educarede; navegação no portal para conhecer os canais: Pesquisar, Comunicar, Publicar e Aprender em rede.

2º Encontro

 Leitura e breve discussão sobre “pesquisa na Internet” e a importância de se ter clareza sobre o que pesquisar e para quê pesquisar; e a importância de qualquer pesquisa ser norteada por uma boa metodologia de busca de informações e uma boa compreensão dos mecanismos de busca. Orientações para: escolher um tema de pesquisa; delimitar e problematizar esse tema.

Atividade prática: pesquisa orientada

 Definir um tema para a pesquisa
 Delimitar o tema/Definir o problema.
 Usar o Formulário de busca orientada. (roteiro sugerido).
 O resultado da pesquisa deve ser suficiente para que possam construir um texto resumido sobre o tema, ilustrar com figuras que represente o conteúdo do texto.
 Fazer a busca no Portal EducaRede ou em outro site usando seu mecanismo de busca e refinamento da busca, sob orientação do formador.
 Salvar o texto produzido pelo grupo.

Fotos da oficina

2 - OFICINA: “Conhecendo o BotoSet Linux”

Razões justificativas da oficina “Conhecendo o BotoSet Linux” problemas/necessidades de formação identificados.
Hoje, as TIC são recursos importantes para o ensino e a aprendizagem, se o professor souber usar e criar em cima dessa utilização uma forma construtiva de ensinar.
Portanto o objetivo do NTE com as Oficinas desenvolvidas no “chão” das escolas é extender o processo de formação continuada aos professores a fim de prepará-los para o uso das TIC, em suas práticas pedagógicas, proporcionando atualização e um nível básico de conhecimento que oportunize esses educadores, de forma autônoma, reconhecer as TIC como ferramentas para as novas estratégias de aprendizagem e interpelar essas tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de apoio a escola, uma vez que, o professor, neste contexto de mudança, precisa saber orientar os educandos sobre onde colher informação, com tratá-la e como utilizá-la. Esse educador será o encaminhador da autopromoção e o conselheiro da aprendizagem dos alunos, ora estimulando o trabalho individual, ora apoiando o trabalho de grupos reunidos por área de interesses. (Oliveira, 2000).

Efeitos a produzir: mudanças de práticas, procedimentos ou materiais didáticos
A partir do conhecimento e da vivencia através de atividades com recursos básicos de computadores e internet, os participantes possam:
• Refletir sobre propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivencia de seus alunos;
• Apresentar projetos disciplinar/interdisciplinar/multidisciplinar que envolvam a utilização das TIC nos processos de ensino-aprendizagem.
Conteúdos da oficina de formação
1- Fundamentos das Tecnologias na Educação: Reflexão sobre: O ser humano e a Tecnologia; Informática X Currículo; Informática e Aprendizagem; Os professores e a Informática; O Coordenador da Sala de Informática; A internet na escola.
2- Introdução ao BotoSet Linux
3- Metodologias de Projetos
4- Projeto/Tecnologia/Curriculo.

Fotos da Oficina

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Momentos da oficina Hagaquê-Marabá Pa




Produção final dos alunos participantes







Velha amiga






Velha amiga

Coorenadora NTE Marabá
Coord. Mídias - Seduc pa Multiplicadora NTE-Marabá

Equipe NTE Marabá- Obrigada pelo excelente apoio.











Foi um momento de grande troca de experiência.
Um grande abraço a todos.