1º Encontro
Neste encontro houve apresentação da proposta do mini curso; cadastro dos participantes no Portal Educarede; navegação no portal para conhecer os canais: Pesquisar, Comunicar, Publicar e Aprender em rede.
2º Encontro
Leitura e breve discussão sobre “pesquisa na Internet” e a importância de se ter clareza sobre o que pesquisar e para quê pesquisar; e a importância de qualquer pesquisa ser norteada por uma boa metodologia de busca de informações e uma boa compreensão dos mecanismos de busca. Orientações para: escolher um tema de pesquisa; delimitar e problematizar esse tema.
Atividade prática: pesquisa orientada
Definir um tema para a pesquisa
Delimitar o tema/Definir o problema.
Usar o Formulário de busca orientada. (roteiro sugerido).
O resultado da pesquisa deve ser suficiente para que possam construir um texto resumido sobre o tema, ilustrar com figuras que represente o conteúdo do texto.
Fazer a busca no Portal EducaRede ou em outro site usando seu mecanismo de busca e refinamento da busca, sob orientação do formador.
Salvar o texto produzido pelo grupo.
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Formação de professores para a utilização das ferramentas do Educarede
domingo, 25 de maio de 2008
OFICINA: “Conhecendo o BotoSet Linux”
Razões justificativas da oficina “Conhecendo o BotoSet Linux” problemas/necessidades de formação identificados.
Hoje, as TIC são recursos importantes para o ensino e a aprendizagem, se o professor souber usar e criar em cima dessa utilização uma forma construtiva de ensinar.
Portanto o objetivo do NTE com as Oficinas desenvolvidas no “chão” das escolas é extender o processo de formação continuada aos professores a fim de prepará-los para o uso das TIC, em suas práticas pedagógicas, proporcionando atualização e um nível básico de conhecimento que oportunize esses educadores, de forma autônoma, reconhecer as TIC como ferramentas para as novas estratégias de aprendizagem e interpelar essas tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de apoio a escola, uma vez que, o professor, neste contexto de mudança, precisa saber orientar os educandos sobre onde colher informação, com tratá-la e como utilizá-la. Esse educador será o encaminhador da autopromoção e o conselheiro da aprendizagem dos alunos, ora estimulando o trabalho individual, ora apoiando o trabalho de grupos reunidos por área de interesses. (Oliveira, 2000).
A partir do conhecimento e da vivencia através de atividades com recursos básicos do computador e internet, os participantes possam:
|
|