segunda-feira, 26 de maio de 2008

Formação de professores para a utilização das ferramentas do Educarede






1º Encontro
 Neste encontro houve apresentação da proposta do mini curso; cadastro dos participantes no Portal Educarede; navegação no portal para conhecer os canais: Pesquisar, Comunicar, Publicar e Aprender em rede.

2º Encontro

 Leitura e breve discussão sobre “pesquisa na Internet” e a importância de se ter clareza sobre o que pesquisar e para quê pesquisar; e a importância de qualquer pesquisa ser norteada por uma boa metodologia de busca de informações e uma boa compreensão dos mecanismos de busca. Orientações para: escolher um tema de pesquisa; delimitar e problematizar esse tema.

Atividade prática: pesquisa orientada

 Definir um tema para a pesquisa
 Delimitar o tema/Definir o problema.
 Usar o Formulário de busca orientada. (roteiro sugerido).
 O resultado da pesquisa deve ser suficiente para que possam construir um texto resumido sobre o tema, ilustrar com figuras que represente o conteúdo do texto.
 Fazer a busca no Portal EducaRede ou em outro site usando seu mecanismo de busca e refinamento da busca, sob orientação do formador.
 Salvar o texto produzido pelo grupo.



E o Trabalho Continua....

domingo, 25 de maio de 2008

OFICINA: “Conhecendo o BotoSet Linux”









Razões justificativas da oficina “Conhecendo o BotoSet Linux” problemas/necessidades de formação identificados.

Hoje, as TIC são recursos importantes para o ensino e a aprendizagem, se o professor souber usar e criar em cima dessa utilização uma forma construtiva de ensinar.

Portanto o objetivo do NTE com as Oficinas desenvolvidas no “chão” das escolas é extender o processo de formação continuada aos professores a fim de prepará-los para o uso das TIC, em suas práticas pedagógicas, proporcionando atualização e um nível básico de conhecimento que oportunize esses educadores, de forma autônoma, reconhecer as TIC como ferramentas para as novas estratégias de aprendizagem e interpelar essas tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de apoio a escola, uma vez que, o professor, neste contexto de mudança, precisa saber orientar os educandos sobre onde colher informação, com tratá-la e como utilizá-la. Esse educador será o encaminhador da autopromoção e o conselheiro da aprendizagem dos alunos, ora estimulando o trabalho individual, ora apoiando o trabalho de grupos reunidos por área de interesses. (Oliveira, 2000).

  • Efeitos a produzir: mudanças de práticas, procedimentos ou materiais didáticos

A partir do conhecimento e da vivencia através de atividades com recursos básicos do computador e internet, os participantes possam:

  • Refletir sobre propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivencia de seus alunos;
  • Apresentar projetos disciplinar/interdisciplinar/multidisciplinar que envolvam a utilização das TIC nos processos de ensino-aprendizagem.
  • Conteúdos da oficina
  • Fundamentos das Tecnologias na Educação: Reflexão sobre: O ser humano e a Tecnologia; Informática X Currículo; Informática e Aprendizagem; Os professores e a Informática; O Coordenador da Sala de Informática; A internet na escola.
  • Introdução ao BotoSet Linux
  • Metodologias de Projetos


segunda-feira, 19 de maio de 2008

Mapa Mental - O Mito da Telinha - Graziela Giusti Pachane


Clique em cima da imagem para vê-la maior.

Mapa Conceitual produzido por: Dilce, Gerson, Luciane,Maria Luciane, Maria Luiza,

Marisa, Solange, Valquiria, Zenair.